Ações acontecem em todas as Unidades de Saúde de Gurupi, com palestras, atendimentos, coletas de exames e orientações sobre a importância da prevenção.
Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas/ Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (20) a programação oficial da Campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante esta semana e a próxima, as Unidades de Saúde de Gurupi realizarão palestras e atendimentos especiais voltados ao público feminino, reforçando a importância do autocuidado e do acompanhamento regular.
As atividades incluem orientações com profissionais de medicina, psicologia, nutrição, educação física, enfermagem, além de consultas voltadas às mulheres, com solicitação de mamografias e coleta de exames citopatológicos (Papanicolau).
A abertura oficial da campanha ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, marcando o início das atividades nas Unidades, e contou com a participação de vereadores, do vice-prefeito Adailton Fonseca e da Prefeita Josi Nunes. “O Outubro Rosa é um momento de unir forças para reforçar a importância do diagnóstico precoce. A Secretaria de Saúde, por meio das Unidades de Saúde vem fazendo um excelente trabalho, quero parabenizar todas as equipes pelo empenho e dedicação”, disse a prefeita.
Durante o evento de abertura, a pasta reconheceu as USFs que mais realizaram coletas de exames citopatológicos. Foram elas: em primeiro lugar a USF Clara Mota com 227 coletas, o João Manoel com 219 e a Unidade Ulisses Guimarães (Pedroso) com 184. “ Nosso objetivo é valorizar e motivar nossos servidores, reconhecendo sua importância para que, juntos, possamos melhorar continuamente nossos indicadores e ampliar o alcance dos atendimentos à nossa comunidade a cada ano”, destacou a secretária Luana Nunes, durante seu pronunciamento.
Confira a programação das ações de cada Unidades de Saúde:
21/10
7h – USF Campo Bello
8h – USF Waldir Lins
8h – USF Vale Verde
18h – USF São José
22/10
8h – Posto de Saúde Trevo da Praia
13h – USF Nova Fronteira
14h – USF Buritis (Pedroso)
23/10
7h – USF Sevilha
7h – USF Nova Fronteira
14h – USF Vila Íris (Casego)
14h – USF Vila Nova
24/10
7h30 – Posto de Saúde Industrial
8h – USF João Manoel
8h – USF Parque das Acácias
8h – USF Sol Nascente
31/10
6h30 às 8h – Gincana do Servidor, na USF Campo Bello
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas