A redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais será tema de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (21), a partir de 10h. A diminuição da jornada está na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015 , do senador Paulo Paim (PT-RS).
O requerimento para discuti-la é do senador Rogério Marinho (PL-RN), para quem o debate sobre o tema deve "alcançar os diversos setores da sociedade" ( REQ 52/2025 – CCJ ). Na opinião de Marinho, países que conseguiram reduzir a jornada de trabalho o fizeram em contextos de "alta produtividade, maior formalidade e robustez institucional", circunstâncias que a seu ver ainda "não refletem a realidade brasileira".
Já Paim diz que a PEC é "viável, necessária e equilibrada", além de proteger a economia e fortalecer a justiça social.
— [A PEC] Representa um avanço civilizatório, compatível com a Constituição e com os direitos humanos: garante repouso mínimo de dois dias por semana e irredutibilidade salarial — afirmou o senador, em discurso no Plenário no último dia 13.
Na Câmara dos Deputados, o debate também se intensificou nos últimos tempos. A deputada Erika Hilton (PSol-SP) apresentou , no início deste ano, a PEC 8/2025 , que vai na mesma linha da proposta de Paim: redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais. A deputada também foi convidada para a audiência da CCJ.
Entre os demais convidados para a audiência, estão os economistas e professores José Pastore, da USP, e Fernando de Holanda Barbosa Filho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edmilson Pereira de Assis, e a procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann também estarão entre os debatedores.
O fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Rick Azevedo, já confirmou presença na audiência. Ele é vereador no Rio de Janeiro (RJ) e militante por jornadas de trabalho mais reduzidas. Uma petição on-line que pede a redução da jornada, criada por Azevedo, alcançou mais de milhões de assinaturas.
A audiência pública será no Plenário 3 da Ala Alexandre Costa, no Senado, e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.


Senado Federal Lei reajusta adicional de qualificação do Judiciário federal
Senado Federal Reajuste do Judiciário é sancionado com veto às parcelas de 2027 e 2028
Senado Federal Lei desbloqueia uso de recursos do Fundo Social para educação e saúde
Senado Federal Propostas pelo Congresso, 19 novas leis ampliaram proteção às mulheres em 2025
Senado Federal Aprovados créditos para órgãos da área de infraestrutura
Senado Federal Aprovado projeto que facilita acesso de entidades de saúde a recursos da União Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuva