Terça, 21 de Outubro de 2025
(63)99208-1634
24°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Adapec reforça orientações a produtores após prorrogação do estado de emergência zoossanitária para gripe aviária por mais 180 dias

Mesmo com Tocantins livre da Influenza Aviária, cuidados devem ser mantidos, conforme Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária

20/10/2025 17h21
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Adapec orienta produtores a manterem medidas de biosseguridade - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins
Adapec orienta produtores a manterem medidas de biosseguridade - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos produtores rurais que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) editou a Portaria nº 845, de 3 de outubro de 2025, que renova o estado de emergência zoossanitária para a Influenza Aviária H5N1 de alta patogenicidade em todo o território brasileiro. Com isso, a Agência orienta os produtores a manterem as medidas de biosseguridade nos plantéis de aves no estado.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Mariana Teles, informou que, além da prorrogação do prazo por mais 180 dias do estado de emergência zoossanitária, o Mapa publicou comunicado suspendendo as restrições que anteriormente proibiam exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, bem como a criação de aves ao ar livre com acesso a piquetes. Com isso, essas atividades estão novamente autorizadas.

Continua após a publicidade

Mariana Teles ressaltou que o Tocantins continua livre da Influenza Aviária e que a Adapec mantém as ações de monitoramento sanitário, principalmente nas regiões de pouso de aves silvestres migratórias que passam pelo estado. Ela alertou que é essencial que os produtores rurais mantenham os cuidados diários em seus plantéis de aves.

Cuidados

A Adapec orienta que os criadores de aves realizem diariamente a limpeza e a desinfecção dos bebedouros e comedouros; utilizem boas práticas de produção na criação de aves comerciais e de subsistência; protejam os bebedouros, comedouros e a ração contra o acesso de aves silvestres; e mantenham as aves presas em galinheiros protegidos por telas.

Em caso de suspeita de doenças nas aves, o produtor deve comunicar imediatamente à Adapec, pelo Disque Defesa 0800 000 4733, ou diretamente no escritório da Agência em seu município.

Influenza aviária

A Influenza Aviária (H5N1) de alta patogenicidade (Iaap) é altamente contagiosa, afeta aves e pode ser transmitida ao ser humano. Desde o registro do primeiro caso da doença no Brasil, a Adapec intensificou as medidas preventivas, com treinamentos de equipes, reuniões técnicas com instituições públicas e privadas, vigilância ativa em locais considerados de maior risco e atendimento imediato às notificações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.