A equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a entrega de 49 aves silvestres ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). A ação foi resultado daOperação Pássaro Livre, realizada entre os dias 14 e 19, que apreendeu 133 animais oriundos de criadouros não autorizados.
A ação também resultou na apreensão de 163 gaiolas e seis alçapões (armadilhas para pássaros) utilizados para a captura ilegal, além da aplicação de multas no valor de R$ 18 mil.
A operação teve como objetivo coibir a caça e a criação clandestina de animais silvestres. A atividade abrangeu os municípios de São Miguel do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Buriti do Tocantins e Esperantina, região do Bico do Papagaio no extremo norte do estado.
Dentre as aves resgatadas, estavam diversas espécies como curió, guriatã, trinca-ferro, bigode, papa-capim e galo-de-campina.
Durante a fiscalização, 84 animais foram devolvidos à natureza em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus de Araguatins. Os outros 49 foram entregues ao Cefau, onde foram avaliados e receberam os cuidados necessários.
“Ao chegarem ao Cefau, os animais receberam avaliação clínica. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie foram prontamente devolvidos à natureza em área adequada para soltura. As demais ficaram em observação”, explicou a coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca.
A operação reforça o compromisso do Naturatins com a preservação da fauna silvestre e a necessidade de conscientização sobre a importância da proteção dos animais.
O gerente de fiscalização ambiental, Cândido José dos Santos, ressaltou que essas ações são fundamentais para a proteção da biodiversidade do nosso estado. “Cada atividade que fazemos fortalece a conscientização sobre a importância da preservação e o respeito às leis ambientais. Estamos comprometidos em proteger a fauna e reafirmamos o compromisso de combater o tráfico de animais silvestres”, declarou.
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas