O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta segunda-feira, 20, da abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus Palmas. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou o papel fundamental da universidade na formação dos estudantes para atuarem em áreas estratégicas e anunciou os detalhes do projeto de construção do Parque Tecnológico do Tocantins, uma iniciativa do Governo do Tocantins orçada em R$ 30 milhões.
O parque será implantado na região norte da capital e recebeu recentemente a autorização de ocupação do espaço pela prefeitura de Palmas. Com os projetos elétricos, hidráulicos e sanitários já concluídos e protocolados na Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a expectativa é que a autorização para o início das obras seja assinada em breve.
O parque reunirá empresas inovadoras em um espaço de 424 mil m², criando um centro integrado de desenvolvimento voltado para produtos e serviços em diferentes áreas. O objetivo é formar um hub de inovação, estimulando a criação de soluções modernas que impulsionam o crescimento urbano e tecnológico do estado.
O governador também reforçou a importância do fortalecimento da Unitins, com destaque para a construção do Câmpus de Augustinópolis. A obra será executada em um terreno de 30 mil m², com estrutura moderna e com foco em acessibilidade. “Até dezembro iremos lançar o edital da unidade de Augustinópolis. Acredito que cada região tem sua vocação e o nosso papel é descobrir e desenvolver essas potencialidades com ciência, tecnologia e modernização”, pontuou.
A 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), com programação direcionada para todas as áreas do conhecimento.
Ciência, tecnologia e inovação
A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins acompanha o calendário da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano tem como tema Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, e segue com programação até a sexta-feira, 24.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, salientou que o evento é de grande importância para o Tocantins, pois permite que pesquisadores e acadêmicos apresentem seus trabalhos e resultados. “Vejo este momento como um marco importante, não apenas para a Unitins, mas para todo o estado. Estamos apresentando a produção científica da nossa universidade e de outras instituições, dentro da temática da água e do desenvolvimento sustentável”, evidenciou.
“Vejo que o nosso papel é apoiar e fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação no Tocantins. O governador Laurez Moreira e toda a equipe têm dado total apoio a esse trabalho e os resultados já começam a aparecer”, declarou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Elvio Quirino Pereira.
Programação
Durante cinco dias, o Câmpus Palmas da Unitins sedia diversos eventos acadêmicos e científicos, como o Encontro Estadual das Licenciaturas; o 1º Congresso de Direito, Processo e Tecnologia; o Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos; o 1º Fórum de Gestão dos Grupos de Pesquisa e a 1ª Semana Acadêmica das Agrárias – Unitins/IntegraAGRO. Também serão realizados o Festival Culinário Chefs do Sabor, a Mostra de Projetos de Pesquisa, ações do Programa Unitins Recicla e a oficina Conhecendo o Selo ODS Educação.
O público poderá acompanhar ainda eventos tradicionais, como a Jornada de Iniciação Científica; o Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Circuito de Inovação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia. A programação conta com exposições do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi; do Núcleo de Arqueologia do Tocantins e do projeto Memória Institucional, além das mostras Meninas e Mulheres Inovadoras e Natureza em Foco.
Jhonatan Magalhães é acadêmico do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Unitins de Dianópolis. O estudante encerra seu último ano na universidade apresentando um projeto na sua área de estudo. “Acredito que esse evento vai render muitos frutos, especialmente para mim, que estou concluindo o curso. É uma grande oportunidade para apresentar meu projeto, conhecer outros trabalhos e, quem sabe, abrir portas no mercado de trabalho”, concluiu.
Presenças
Também participaram do evento o deputado federal Vicentinho Júnior; o defensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Salim Moreira; professores, estudantes e a comunidade em geral.
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas