O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando vigilância ativa de rotina em cinco propriedades suinícolas localizadas nos municípios de Axixá e Araguatins, na região do Bico do Papagaio. A ação foi realizada nessa segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, e inclui o cadastramento das propriedades, inspeção visual dos animais e orientações sanitárias aos produtores.
O técnico José Miranda Monteiro Júnior é responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suínos, e explica que atualmente, o Tocantins conta com 182.471 suínos e 18.797 produtores rurais cadastrados e as visitas técnicasin locosão fundamentais para garantir o acompanhamento das criações e a manutenção do status sanitário livre da Peste Suína Clássica (PSC). “A suinocultura é uma atividade de grande importância econômica e sanitária. Essas ações preventivas fortalecem a vigilância e asseguram que o Tocantins continue livre de doenças que possam impactar a produção e o comércio de suínos”, informou.
Com o objetivo de colaborar com o crescimento e o desenvolvimento sustentável da suinocultura tocantinense, a Adapec realiza também estudos periódicos para comprovar a ausência do vírus da PSC, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essas atividades integram o plano de vigilância ativa e passiva executado em todas as regiões do estado, reforçando o compromisso do Tocantins com a saúde animal e a sustentabilidade da produção suinícola.
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas