Nesta quinta-feira, 23, o Centro Municipal de Educação Infantil Miudinhos, em Palmas, recebeu o espetáculo de contação de históriasLéia e a boroca cor de céu, uma produção inspirada no livro homônimo das autoras Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro. Patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), o projeto foi contemplado pelo Edital nº 22/2024 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/TO) e buscou aproximar as crianças da literatura regional e da história da formação da capital Palmas.
A obra literária levou o público infantil a embarcar em uma jornada poética e emocionante sobre os pioneiros da capital tocantinense, exaltando o Cerrado, sua fauna, flora e personagens muitas vezes invisibilizados na história oficial. “Mais do que contar uma história, buscamos valorizar memórias e fortalecer a identidade tocantinense por meio da arte e da imaginação”, destaca a coordenadora do projeto, Ariadne Feitosa.
Para dar vida ao universo da personagem Léia, as autoras criaram as chamadascortinas de histórias, confeccionadas com técnicas de artes têxteis mistas, que compõem o cenário e estimulam a imaginação das crianças, transportando-as às paisagens dos primeiros anos de Palmas. “Queremos celebrar o encontro da criança de hoje com a criança que foi pioneira em Palmas. As cortinas de histórias despertam empatia e orgulho pelo lugar onde vivemos”, complementa a coautora e vice-coordenadora do projeto, Rayssa Carneiro.
Além das apresentações teatrais, o projeto promoveu acessibilidade em Libras e audiodescrição, garantindo o acesso de todas as crianças à experiência literária. As escolas participantes também recebem exemplares do livro para enriquecer seus acervos e cada criança ganhará umaboroca— o artefato simbólico da narrativa — para levar consigo parte do encanto da história.
Apresentações
Com início no dia 8 de outubro, o espetáculo já esteve na Escola Chico Mendes, em Porto Nacional; e no dia 11, o projeto marcou presença na Feira Literária Feminina, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Morada do Sol, em Palmas, levando conhecimento e diversão para as crianças.
Agenda das próximas apresentações
As próximas apresentações estão marcadas para os dias 27 de outubro, na Escola Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Miracema; e 30 de outubro, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.
Sobre o projeto
O espetáculoLéia e a boroca cor de céué uma ação contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), por meio do Edital nº 22/2024/GABSEC/SECULT, na Categoria A – Área 5 – Literatura Módulo III. O projeto tem como propósito democratizar o acesso à literatura tocantinense e incentivar a formação de novos leitores.
Ficha Técnica
Coordenação-geral: Ariadne Feitosa;
Vice-coordenação: Rayssa Carneiro;
Contação de histórias: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro;
Social Media: Jéssica Vieira Ribeiro;
Intérpretes de Libras: Heloisa Cunha e Maxwell Cunha;
Dramaturgia: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro;
Cenografia: Ariadne Feitosa, Jéssica Vieira e Rayssa Carneiro;
Figurino: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro.
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, exposição Circo Pra Nós! celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado da 1ª chamada de suplente do edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura
Tocantins Governo do Tocantins promove sessões comentadas no 20º Festival de Cinema Italiano
Tocantins Promovida pelo Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” chega ao fim com grande visitação e reconhecimento do público
Tocantins Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo
Tocantins Prazo para credenciamento dos Pontos de Cultura é prorrogado até domingo, 26 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuva