A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou projeto de lei que prevê multa de cinco a 20 salários mínimos para quem deixar criança menor de 12 anos sem supervisão em veículos, coberturas ou espaços de uso comum em condomínios, como piscinas e elevadores. A regra é inserida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Pela proposta, também poderá ser multado o síndico que não afixar em local visível as informações sobre as faixas etárias e condições de uso dos bens e espaços de uso comum (multa de três a 10 salários).
O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao PL 4309/20 , da ex-deputada Flordelis (RJ), e ao PL 237/21, que tramita apensado. O substitutivo, segundo a relatora, corrige aspectos de redação e adequa melhor a proposta ao ECA.
“ É muito importante que esteja prevista a responsabilidade do poder público, dos síndicos ou qualquer outro administrador de prédios e condomínios, além dos pais ou responsáveis, pela supervisão de crianças e adolescentes a fim de evitar acidentes”, destacou a relatora.
Próximas etapas
A proposta será ainda analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Câmara Comissão aprova propostas que dão nomes a trechos de rodovias
Câmara Comissão debate acesso de comunidades indígenas à justiça
Câmara Projeto estabelece a substituição de vagões ferroviários com mais de 50 anos
Câmara Comissão debate impactos das demissões no Sistema Eletrobras
Câmara Comissão debate criação do Operador Nacional do Sistema de Combustíveis
Câmara CPMI ouve nesta segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães Mín. 26° Máx. 40°
Mín. 26° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 28° Máx. 39°
Parcialmente nublado