O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concedeu o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) à empresa de produção e processamento de peixes Dedo de Deus, localizada no município de Almas, região sudeste do estado. A entrega ocorreu durante o 1º Encontro de Piscicultores, que teve início nesta sexta-feira, 24, e segue até o sábado, 25.
A empresa é a 24ª a receber o selo de inspeção no Tocantins, o que garante a comercialização dos produtos em todo o território nacional. O frigorífico tem capacidade diária de processamento de 40 toneladas de peixes. A produção dos tanques chega a 20 toneladas por dia. As espécies cultivadas são tambaqui, caranha, piau e surubim.
“Com muita alegria, recebo o certificado do selo Sisbi, que permitirá que os nossos produtos cheguem a todas as unidades da federação. Para nós, este é um marco importante que vai dar segurança ao nosso projeto. Queremos manter, com a Adapec, uma relação de parceria e confiança, que ajudará a manter a qualidade dos nossos produtos, pois, o peixe do Tocantins é uma referência para o país”, ressaltou o proprietário Marcelo Carassa.
O Tocantins conta atualmente com 48 agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), das quais 24 possuem equivalência ao Sisbi, que tem reconhecimento federal.
“O crescimento das agroindústrias reflete no desenvolvimento do estado, porque a sanidade é a base para o progresso e essa é uma das prioridades do Governo do Tocantins”, afirmou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
1º Encontro de Piscicultores
O evento, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Fazenda Dedo de Deus, em Almas, reúne produtores, empresários, técnicos e especialistas do setor. A programação inclui palestras, dia de campo, apresentações de novas tecnologias e orientações sobre sanidade e manejo, entre outros temas.
Entre as instituições participantes, a Adapec ministra a palestraManejo Sanitário na Piscicultura, com o médico-veterinário Elias Mendes.
Portos e Aeroportos Projeto do Moegão do Porto de Paranaguá já está com 75% das obras concluídas
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi amplia sistema de drenagem no Córrego Mutuca com instalação de aduelas na Avenida Beira Rio
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona Lei que garante economia na ordem de R$ 370 milhões
Portos e Aeroportos Cidades da Bahia e Maranhão têm aeroportos contemplados pelo programa AmpliAR
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novo pacote de investimentos no Aeroporto Internacional do Recife
Portos e Aeroportos Nova rota entre Petrolina (PE) e Salvador (BA) amplia interiorização do transporte aéreo Mín. 27° Máx. 39°
Mín. 28° Máx. 40°
Tempo nubladoMín. 26° Máx. 41°
Tempo limpo