Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promoveu um encontro com membros e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), nessa terça-feira, 28. A reunião, conduzida pela secretária da Setas, Ana Carina Souto e pelo secretário-executivo da Pasta, Washington Luiz, teve como foco o debate de estratégias para o fortalecimento do Conselho e das ações em defesa dos direitos da pessoa idosa nos municípios tocantinenses.
Durante a reunião, a secretária Ana Carina destacou a importância da parceria entre o Governo do Tocantins e o Conselho. “O Governo do Estado, sob a gestão do governador Laurez Moreira, reafirma o compromisso em promover iniciativas que garantam mais qualidade de vida, respeito e valorização aos tocantinenses na melhor idade”, ressaltou.
Os conselheiros presentes defenderam a necessidade de o Cedipi estar vinculado diretamente à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), fortalecendo o alinhamento entre as políticas públicas e a atuação do Conselho. “Precisamos dessa vinculação direta e de uma representatividade dentro da Secretaria para lutar efetivamente pelos direitos da pessoa idosa garantidos nas políticas públicas sociais”, pontuou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Tocantins (Cedipi), Valtrude Messias.
A conselheira representante da Universidade da Maturidade, Amanda Pereira Costa, reforçou a importância da construção de um Plano Estadual da Pessoa Idosa, como instrumento para consolidar e ampliar as ações voltadas a esse público. “Nos últimos anos, vimos um enfraquecimento das políticas direcionadas à pessoa idosa. É fundamental que o Conselho esteja vinculado à Setas, que é a secretaria responsável por desenvolver políticas sociais que também contemplam essa população”, destacou.
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Instituído pela Lei nº 1.335, de 4 de setembro de 2002, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO) é um órgão permanente e deliberativo, que tem como finalidade definir, controlar e fiscalizar as ações de proteção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, além de acompanhar e avaliar a execução dessas políticas.
O Cedipi é composto por 14 membros, representando órgãos governamentais, como as secretarias de Estado da Educação; Esportes; Cidadania e Justiça; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Saúde; e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e por representantes da sociedade civil organizada, com atuação comprovada na defesa dos direitos da pessoa idosa.
Entre suas atribuições estão: acompanhar o planejamento e a execução das políticas públicas voltadas à pessoa idosa; fiscalizar ações nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esporte e lazer; aprovar e monitorar a Política Estadual de Atendimento à Pessoa Idosa; promover a articulação entre ações governamentais e não governamentais para aprimorar a qualidade de vida dos idosos tocantinenses.
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi participa de seminário sobre o Programa Família Acolhedora
Tocantins Governo do Tocantins leva cidadania ao município de Mateiros durante o programa Justiça Cidadã no Cerrado
Tocantins Governo do Tocantins participa do 1º Seminário Municipal do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e reforça parceria com municípios na proteção social
Gurupi - TO CRAS Vila Nova promove celebração ao Dia das Crianças com programação especial em Gurupi
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 15ª Conferência Estadual da Assistência Social elege 42 delegados para a etapa nacional
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social em Palmas Mín. 26° Máx. 38°
Mín. 24° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 38°
Parcialmente nublado