Promovida pelo Governo do Tocantins, a exposiçãoEntre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantinsconsolidou-se como um dos principais marcos culturais do ano no estado. Realizada no hall do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a mostra contou com 834 assinaturas no livro de registros durante o período de 21 a 30 de setembro. Foram realizadas oito visitas guiadas, que reuniram 236 participantes.
Durante a visitação, o público que teve acesso gratuito ao acervo de artistas modernistas brasileiros, participou de visitas guiadas e vivenciou uma imersão em 3D por meio de óculos de realidade virtual do MovCEU, iniciativa desenvolvida pela equipe da Secult. Para a exposição, o equipamento foi programado com obras de Tarsila do Amaral presentes na mostra, promovendo uma verdadeira imersão nas gravuras. O item poderá ser utilizado pelas comunidades atendidas pelo MovCEU em todo o Estado, diversificando ainda mais o acesso às obras que fazem parte do acervo.
Já na abertura da mostra, o número de participantes superou as expectativas, incluindo, além de artistas visuais e autoridades, comunidade em geral, estudantes e interessados, o que comprovou que a arte pode ser um bem acessível a todos. Na ocasião, o público assistiu ao espetáculo instrumentalSampiano – Sons que Contam Histórias, do músico Evando Sampaio, e contou com a presença de autoridades, artistas e representantes de instituições culturais.
Na vernissage da exposição, o governador Laurez Moreira foi representado pela secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha Pinheiro. A secretária interina da Cultura, Valéria Kurovski, destacou o impacto da mostra na política cultural do Estado. “A exposição representa o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do patrimônio artístico brasileiro e o incentivo à formação de público para as artes visuais. A Secretaria da Cultura continuará empenhada em promover ações que ampliem o acesso à cultura e valorizem a produção artística nacional e regional”, afirmou.
A curadora Lara Faez também compartilhou sua percepção sobre a mostra. “Tivemos momentos muito interessantes de troca, e foi gratificante ver o brilho no olhar das pessoas que estiveram por aqui e a satisfação de terem acesso à arte. Isso mostra que nosso Estado, nossa capital, têm uma demanda enorme por arte e cultura. Vamos trabalhar sempre para que a Secretaria da Cultura contribua nesse cenário e amplie o acesso à cultura, que é essencial para nossa humanidade.”
Diversidade de acesso
Ao longo da programação, escolas, universidades e grupos culturais participaram das visitas guiadas. Entre eles, alunos da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O grupo desenvolve o projetoTarcilando com Tarsila, que tem como objetivo conhecer a vida da artista Tarsila do Amaral e relacionar sua obra ao envelhecimento e à convivência intergeracional nas escolas e na sociedade.
Um público diversificado e de diferentes idades prestigiou a exposição, desde crianças, adolescentes, estudantes de artes visuais e história da arte, até idosos. Entre os participantes que optaram pela visita guiada também estiveram grupos de crianças e alunos de escolas públicas, acadêmicos, grupos de adultos e famílias. As visitas guiadas tiveram grande procura, além das visitas livres, que ocorreram ao longo do dia.
Todos tiveram acesso a um catálogo impresso e digitalizado, que ficou disposição no site da Secult e impresso, na exposição. Na publicação, foi especificado sobre cada obra de arte seus respectivos autores.
Entre Gravuras e Traços
As molduras das obras foram renovadas pela Secult em homenagem aos 37 anos de criação do estado. A ação teve também o objetivo de garantir a conservação das peças, que são delicadas.
Com curadoria da artista plástica e assessora de gabinete da Secretaria da Cultura, Lara Faez, a exposição apresentou gravuras originais de Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Maciej Babinski, Alfredo Volpi, Marcelo Grassmann, Charlote Gross, Antônio Carlos Rodrigues (Tuneu) e Francisco Carlos Paulo Cuoco.
Com o encerramento da mostra, o acervo permanecerá sob a preservação da Secretaria da Cultura e poderá integrar futuras exposições e ações educativas, ampliando o acesso da população à arte e à memória cultural brasileira.
Tocantins Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo
Tocantins Prazo para credenciamento dos Pontos de Cultura é prorrogado até domingo, 26
Tocantins Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado
Tocantins MovCEU leva arte, tecnologia e cultura à comemoração dos 62 anos de Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins lança consulta pública sobre o edital do Salão de Artes Visuais do Tocantins
Tocantins Emoção e sensibilidade marcam a abertura da exposição “Entre Gravuras e Traços” com o espetáculo Sampiano – sons que contam histórias Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas