Promovida pelo Governo do Tocantins, a exposiçãoEntre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantinsconsolidou-se como um dos principais marcos culturais do ano no estado. Realizada no hall do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a mostra contou com 834 assinaturas no livro de registros durante o período de 21 a 30 de setembro. Foram realizadas oito visitas guiadas, que reuniram 236 participantes.
Durante a visitação, o público que teve acesso gratuito ao acervo de artistas modernistas brasileiros, participou de visitas guiadas e vivenciou uma imersão em 3D por meio de óculos de realidade virtual do MovCEU, iniciativa desenvolvida pela equipe da Secult. Para a exposição, o equipamento foi programado com obras de Tarsila do Amaral presentes na mostra, promovendo uma verdadeira imersão nas gravuras. O item poderá ser utilizado pelas comunidades atendidas pelo MovCEU em todo o Estado, diversificando ainda mais o acesso às obras que fazem parte do acervo.
Já na abertura da mostra, o número de participantes superou as expectativas, incluindo, além de artistas visuais e autoridades, comunidade em geral, estudantes e interessados, o que comprovou que a arte pode ser um bem acessível a todos. Na ocasião, o público assistiu ao espetáculo instrumentalSampiano – Sons que Contam Histórias, do músico Evando Sampaio, e contou com a presença de autoridades, artistas e representantes de instituições culturais.
Na vernissage da exposição, o governador Laurez Moreira foi representado pela secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha Pinheiro. A secretária interina da Cultura, Valéria Kurovski, destacou o impacto da mostra na política cultural do Estado. “A exposição representa o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do patrimônio artístico brasileiro e o incentivo à formação de público para as artes visuais. A Secretaria da Cultura continuará empenhada em promover ações que ampliem o acesso à cultura e valorizem a produção artística nacional e regional”, afirmou.
A curadora Lara Faez também compartilhou sua percepção sobre a mostra. “Tivemos momentos muito interessantes de troca, e foi gratificante ver o brilho no olhar das pessoas que estiveram por aqui e a satisfação de terem acesso à arte. Isso mostra que nosso Estado, nossa capital, têm uma demanda enorme por arte e cultura. Vamos trabalhar sempre para que a Secretaria da Cultura contribua nesse cenário e amplie o acesso à cultura, que é essencial para nossa humanidade.”
Diversidade de acesso
Ao longo da programação, escolas, universidades e grupos culturais participaram das visitas guiadas. Entre eles, alunos da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O grupo desenvolve o projetoTarcilando com Tarsila, que tem como objetivo conhecer a vida da artista Tarsila do Amaral e relacionar sua obra ao envelhecimento e à convivência intergeracional nas escolas e na sociedade.
Um público diversificado e de diferentes idades prestigiou a exposição, desde crianças, adolescentes, estudantes de artes visuais e história da arte, até idosos. Entre os participantes que optaram pela visita guiada também estiveram grupos de crianças e alunos de escolas públicas, acadêmicos, grupos de adultos e famílias. As visitas guiadas tiveram grande procura, além das visitas livres, que ocorreram ao longo do dia.
Todos tiveram acesso a um catálogo impresso e digitalizado, que ficou disposição no site da Secult e impresso, na exposição. Na publicação, foi especificado sobre cada obra de arte seus respectivos autores.
Entre Gravuras e Traços
As molduras das obras foram renovadas pela Secult em homenagem aos 37 anos de criação do estado. A ação teve também o objetivo de garantir a conservação das peças, que são delicadas.
Com curadoria da artista plástica e assessora de gabinete da Secretaria da Cultura, Lara Faez, a exposição apresentou gravuras originais de Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Maciej Babinski, Alfredo Volpi, Marcelo Grassmann, Charlote Gross, Antônio Carlos Rodrigues (Tuneu) e Francisco Carlos Paulo Cuoco.
Com o encerramento da mostra, o acervo permanecerá sob a preservação da Secretaria da Cultura e poderá integrar futuras exposições e ações educativas, ampliando o acesso da população à arte e à memória cultural brasileira.
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado da 1ª chamada de suplente do edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura
Tocantins Governo do Tocantins promove sessões comentadas no 20º Festival de Cinema Italiano
Tocantins Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo
Tocantins Prazo para credenciamento dos Pontos de Cultura é prorrogado até domingo, 26
Tocantins Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado
Tocantins MovCEU leva arte, tecnologia e cultura à comemoração dos 62 anos de Paraíso do Tocantins Mín. 25° Máx. 42°
Mín. 21° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva