O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), a contratação de operação de crédito externo no valor de até US$ 275 milhões entre o governo de Pernambuco e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Mais cedo, a matéria ( PRS 47/2025 ) já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Os recursos serão destinados à reestruturação e à recomposição de dívidas estaduais no âmbito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica e Ambiental do Estado de Pernambuco.
Segundo o relator da matéria, senador Fernando Dueire (MDB-PE), o estado de Pernambuco enfrenta um momento estratégico em que a combinação de desafios fiscais, econômicos e ambientais exige uma agenda articulada de reformas e investimentos.
— É um ato histórico para Pernambuco, pois vai permitir que o estado tenha condições equilibradas para que a máquina tenha a possibilidade de novos investimentos — afirmou o senador, ao defender a aprovação do projeto no Plenário.
O Plenário do Senado também confirmou a autorização para a contratação de operação de crédito externo no valor de até US$ 35 milhões entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (Fida). Mais cedo, a autorização já havia passado na CAE ( PRS 46/2025 ).
Os recursos serão destinados ao financiamento do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional e Resiliência Climática no Semiárido Nordestino — Projeto Dom Helder Câmara III. O relatório favorável na CAE é do senador Rogério Carvalho (PT-SE).
Senado Federal Mecias critica centralização da segurança e defende autonomia dos estados
Senado Federal Bittar critica atuação do governo na segurança pública
Senado Federal Zequinha Marinho apela ao Incra por produtores embargados na Amazônia
Senado Federal Sessão especial vai homenagear terceirizados do Senado
Senado Federal Ratificação de registro de terras públicas em faixas de fronteira volta à Câmara
Senado Federal Senado fará sessão sobre programa Antes que Aconteça de prevenção a violência contra a mulher Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas