O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou nessa segunda-feira, 3, as ações daOperação Piracema 2025/2026, com o foco em atividades educativas e de conscientização ambiental. A primeira etapa da operação contou com o lançamento doProjeto Peixe +, realizado em Marianópolis, e uma blitz educativa no município de Caseara.
O lançamento doProjeto Peixe +ocorreu na Escola Municipal João Braga de Oliveira, localizada na Agrovila do Projeto de Assentamento Manchete. A iniciativa visa conscientizar as comunidades escolares das regiões próximas aos rios Tocantins e Araguaia sobre a importância da piracema, período em que a pesca é proibida para permitir a reprodução das espécies.
O evento contou com a parceria da Prefeitura de Marianópolis, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, e reuniu mais de 30 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que participaram de atividades educativas e lúdicas sobre proteção dos recursos naturais.
O vice-presidente do Naturatins, Mateus Pelizari, abriu o evento destacando o significado da Piracema e a importância da preservação dos rios e ecossistemas aquáticos. “A Piracema é um período fundamental para a reprodução dos peixes e para a manutenção do equilíbrio ambiental nos nossos rios. Esse trabalho de conscientização representa um passo importante na construção de uma cultura de preservação e respeito à natureza. Ao promovermos ações educativas como esta, estamos contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade e com o futuro dos nossos recursos naturais”, ressaltou.
Durante o lançamento, o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou que a piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, é um período crucial para o meio ambiente. “Esse é um momento em que os peixes migram para desovar, garantindo a continuidade das espécies. A pesca nesse período pode causar um grande desequilíbrio ecológico. Por isso, o Projeto Peixe + é tão importante: ele conscientiza as comunidades sobre a necessidade de respeitar esse ciclo natural, assegurando a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos”, afirmou.
De forma lúdica, utilizando a mascote do projeto chamada Carena, uma referência ao cará, espécie nativa dos lagos e rios do Tocantins, a fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, apresentou aos alunos a proposta central doProjeto Peixe +. "A iniciativa tem como principal objetivo envolver as comunidades escolares na preservação dos ecossistemas aquáticos, promovendo ações educativas e conscientizando sobre a importância de adotar práticas ambientais responsáveis. Com foco especial no período de defeso, o projeto visa proteger as espécies durante a fase de reprodução, um momento crucial para assegurar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros em longo prazo, beneficiando tanto o meio ambiente quanto às populações ribeirinhas que dependem dos rios para sua subsistência”, explicou.
A fiscalVangela Azevedo ressaltou que respeitar o período de reprodução dos peixes é necessário para garantir a sustentabilidade das espécies aquáticas. Ela também explicou as normas estabelecidas para o período de defeso, detalhando o que é permitido e o que é proibido, além de sugerir alternativas econômicas sustentáveis que as comunidades locais podem desenvolver durante o defeso, como o ecoturismo. “Por meio do incentivo à implantação de trilhas ecológicas, atividades de canoagem e outras práticas sustentáveis, é possível promover benefícios econômicos para a região, ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente”, afirmou.
A subsecretária de Meio Ambiente de Marianópolis, Lilianne Souza Evangelista, reforçou a importância da educação ambiental nas escolas e o papel do município no apoio às ações do Naturatins. “É gratificante participar desse projeto. Ele traz benefícios diretos para a conservação da fauna e flora locais e contribui para a sustentabilidade das atividades pesqueiras. O apoio da Secretaria de Meio Ambiente é fundamental para fortalecer essas iniciativas desde cedo”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal João Braga de Oliveira, Valdinez Camargo, também expressou sua satisfação com o evento. “Agradeço a oportunidade de recebermos o Projeto Peixe +. Foi uma palestra muito rica, que orientou nossos alunos do sexto ao nono ano, juntamente com os professores. Daqui em diante, nossos educadores se comprometem a continuar falando sobre a importância desse projeto na nossa comunidade Manchete”, afirmou.
Blitz Educativa em Caseara
Como parte da Operação Piracema, o Naturatins também realizou blitze educativas em Caseara, em parceria com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graer) da Polícia Militar do Tocantins. As equipes distribuíram materiais informativos e orientaram motoristas e moradores sobre o respeito às normas do período de defeso.
O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, ressaltou que essa é a fase educativa da operação, que antecede as ações de fiscalização mais intensas. “O Naturatins iniciou a Operação Piracema com ações educativas, percorrendo diversos municípios com blitze informativas. Nosso objetivo é conscientizar e orientar a população sobre a importância desse período. Em seguida, entraremos na fase repressiva, com fiscalizações rigorosas para garantir o cumprimento da legislação ambiental”, frisou.
O comandante do policiamento especializado do Graer, major Romério, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “À Polícia Militar cabe o policiamento ostensivo, preventivo e, em muitas situações, também educativo. A parceria com o Naturatins, nesta primeira fase de Operação Piracema, fortalece as ações voltadas à conscientização das comunidades quanto ao cuidado com o meio ambiente, especialmente no período da Piracema, que teve início em 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do próximo ano. É um momento fundamental para garantir o equilíbrio ecológico e a reprodução das espécies”, afirmou.
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos lança campanha de enfrentamento ao feminicídio nos aeroportos brasileiros
Geral Operação Verão nas praias do Rio terá postos de salvamento móveis
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa retoma mais de 100 obras, anuncia benefícios para os servidores e entrega 7 mil cartões AlimenTO
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva