O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, intensificou, durante o mês de outubro, as ações de qualificação profissional e educação voltadas a pessoas privadas de liberdade. O destaque foi a formatura de 22 custodiados nos cursos de Eletricista Básico, NR-10 e Encanador, realizada em 10 de outubro, na Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins. As capacitações, ofertadas em parceria com a Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Fan (Fanduca), ocorreram entre 2 de abril e 30 de agosto, totalizando 480 horas de formação.
A secretária da Cidadania e Justiça, Estelamaris Postal, reforçou que investir em educação e capacitação profissional dentro das unidades penais é uma das formas mais eficazes de promover dignidade e segurança pública. “Cada curso é uma porta que se abre, uma chance real de retornar à sociedade com mais autonomia e menos risco de reincidência. Quando o custodiado tem rotina, propósito e oportunidade de aprender uma profissão, ele muda sua mentalidade. Isso também fortalece a segurança da sociedade, porque reduz a reincidência e cria novos caminhos longe do crime”, destacou a secretária.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Marconi Cardoso, ressaltou que novas turmas estão em andamento. “Neste mês, intensificaremos a oferta de cursos para custodiados e egressos, com o objetivo de fomentar novas perspectivas de vida e fortalecer a reintegração social. Seguimos empenhados em proporcionar oportunidades que contribuam para um futuro melhor pós-cárcere”, afirmou.
Capacitações realizadas em outubro
Em outubro, diversas unidades penais receberam cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universal nos Presídios (UNP) e outras instituições.
Na Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tloocantins, foram ofertadas duas turmas do curso de Trabalhador na Piscicultura — a primeira entre 20 e 24 de outubro e a segunda entre 27 e 31 de outubro, totalizando 28 custodiados capacitados. Entre 13 e 17 de outubro, 12 custodiados participaram do curso de Trabalhador na Meliponicultura, na Unidade Penal Regional de Palmas, em parceria com o Senar.
Ainda em Palmas, de 6 a 10 de outubro, foi realizado o curso de Trabalhador na Olericultura Orgânica, com 10 participantes. Na Unidade Penal Feminina de Palmas, a UFT promoveu, no dia 8 de outubro, o curso de Processamento de Queijo Minas Frescal e Bebida Láctea, beneficiando 10 reeducandas.
Na Unidade de Tratamento Penal de Cariri, o Senar executou o curso de Informática Básica com quatro turmas sequenciais, entre 29 de setembro e 24 de outubro, totalizando 36 participantes. Na mesma unidade e período, também foram ofertados os cursos de Produção de Temperos e Condimentos (10 alunos) e Produção de Mandioca (11 alunos).
Em Colmeia, entre 29 de setembro e 3 de outubro, 10 custodiados concluíram o curso de Trabalhador na Olericultura Convencional, também em parceria com o Senar.
ProjetoConectando Futurossegue em andamento
Os cursos do projetoConectando Futuros: Capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania, desenvolvidos pela UFT em parceria com a Seciju, continuam em execução e beneficiam custodiados em três unidades penais do Estado: 30 custodiados na Unidade Penal Regional de Palmas; 60 custodiados na Unidade de Tratamento Penal de Cariri do Tocantins e 30 custodiados na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.
O gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Dilson Júnior, destacou o comprometimento das equipes das unidades penais. “Esses resultados são fruto do trabalho incansável de uma equipe dedicada, que atua diariamente para garantir o acesso à educação dentro do sistema prisional. O empenho dos servidores de segurança e do quadro administrativo demonstra o compromisso coletivo com a ressocialização e a reconstrução de vidas”, afirmou.
Justiça Moraes recebe demandas de movimentos sociais em ADPF das Favelas
Justiça Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Justiça GDF pede a Moraes laudo médico antes de eventual prisão de Bolsonaro
Justiça Juiz absolve dez réus da contaminação de cervejas Backer
Justiça Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 25° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuva