A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que aumenta a pena para novas situações enquadradas como mineração ilegal. O texto será enviado ao Senado.
De autoria da ex-deputada Joenia Wapichana (RR) e outros , o Projeto de Lei 2933/22 foi aprovado nesta quarta-feira (5) com substitutivo da relatora, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).
Segundo o texto, a pena de detenção de seis meses a um ano e multa será aumentada em dobro se o agente, ao realizar a atividade, provocar dano efetivo à integridade física de pessoa em decorrência direta da lavra ou pesquisa mineral irregular, com uso de mercúrio para separar o ouro de aluvião (explorado em rios).
Outra situação a ser incluída na Lei de Crimes Ambientais, com aumento de pena, é quando a atividade provoca degradação ambiental que acarrete perda permanente ou de longo prazo da qualidade dos recursos naturais afetados, conforme critérios do órgão ambiental competente.
A detenção será dobrada ainda se a atividade for realizada com o emprego de máquinas e equipamentos pesados próprios da mineração ou com ameaça ou emprego de arma.
Terras indígenas
A pena será aumentada até o triplo se a conduta impactar terras ocupadas por povos e comunidades tradicionais legalmente constituídas, abrangendo inclusive quem financia, agencia ou contrata a atividade.
Mais informações a seguir
Câmara Comissão aprova isenção de taxa de vestibular para estudante de área afetada por desastre
Câmara Comissão aprova parcelamento especial de dívidas tributárias para o setor de armas e munições
Câmara Comissão aprova redução de custos para adaptação de carro de pessoa com deficiência
Câmara Comissão aprova regras para uso de colas e objetos cortantes que possam ferir animais
Câmara Comissão aprova criação de sistema federal de estatísticas sobre importações e exportações
Câmara Projeto isenta de taxa de vestibular estudante de área afetada por desastre natural Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nublado