Quinta, 06 de Novembro de 2025
(63)99208-1634
29°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins fortalece escuta cidadã durante Congresso Brasileiro de Ouvidores em São Paulo

Evento contou com a participação de representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país, que debateram inovação, cidadania e o fortalec...

06/11/2025 10h51
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Delegação do Governo do Tocantins participou do Congresso Brasileiro de Ouvidores, fortalecendo a escuta cidadã e a transparência - Foto: CGE/Governo do Tocantins
Delegação do Governo do Tocantins participou do Congresso Brasileiro de Ouvidores, fortalecendo a escuta cidadã e a transparência - Foto: CGE/Governo do Tocantins

Entre os dias 3 e 5 de novembro, representando o Governo do Tocantins, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Ouvidoria-Geral, marcou presença no XXVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores - CBO 2025, realizado em São Paulo/SP. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), reuniu representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país para debater inovação, transparência, cidadania e o fortalecimento da escuta social.

Com o tema “A evolução das Ouvidorias: a constante atualização, com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender aos desafios da sociedade”, o congresso promoveu debates e reflexões sobre o papel das ouvidorias na construção de uma gestão pública mais acessível, participativa e eficiente.

Continua após a publicidade

A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas, que abordaram temas como cibersegurança e atendimento digital, indicadores de qualidade, governança pública, integridade e reputação institucional. Um dos destaques foi a segunda edição da Sessão de Pôsteres, que apresentou experiências e boas práticas de ouvidorias de todo o Brasil voltadas à melhoria do atendimento ao cidadão.

O ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro, destacou que a participação do Tocantins no congresso reforça o compromisso em aprimorar continuamente os canais de escuta e o relacionamento com a sociedade. “O Congresso Brasileiro de Ouvidores é um espaço de aprendizado e fortalecimento da atuação das ouvidorias em todo o país. Estar presente nesse encontro é reafirmar o compromisso do Estado com a transparência, a ética e a melhoria constante do atendimento público. As discussões e trocas que vivenciamos aqui inspiram e qualificam ainda mais o nosso trabalho diário em prol do cidadão tocantinense”, afirmou.

O secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Centeno, pontuou que a presença da delegação no evento faz parte das ações estratégicas do Governo do Tocantins voltadas ao fortalecimento da governança, da integridade e da cultura de participação social. “A Ouvidoria é um canal essencial de diálogo entre o cidadão e o poder público. Investir na formação e atualização dos nossos profissionais é investir em uma gestão mais transparente, participativa e eficiente. O Tocantins tem avançado muito nessa área, e participar de um congresso dessa relevância é uma oportunidade de consolidar práticas e trazer novas ideias para aprimorar nossos serviços”, ressaltou.

A delegação tocantinense foi composta por ouvidores da Casa Civil, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Fomento Tocantins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O evento marcou também o início das comemorações pelos 30 anos da ABO Nacional, consolidando-se como um dos principais fóruns de debate e aprimoramento da atividade de ouvidoria no Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.