Entre os dias 3 e 5 de novembro, representando o Governo do Tocantins, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Ouvidoria-Geral, marcou presença no XXVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores - CBO 2025, realizado em São Paulo/SP. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), reuniu representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país para debater inovação, transparência, cidadania e o fortalecimento da escuta social.
Com o tema “A evolução das Ouvidorias: a constante atualização, com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender aos desafios da sociedade”, o congresso promoveu debates e reflexões sobre o papel das ouvidorias na construção de uma gestão pública mais acessível, participativa e eficiente.
A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas, que abordaram temas como cibersegurança e atendimento digital, indicadores de qualidade, governança pública, integridade e reputação institucional. Um dos destaques foi a segunda edição da Sessão de Pôsteres, que apresentou experiências e boas práticas de ouvidorias de todo o Brasil voltadas à melhoria do atendimento ao cidadão.
O ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro, destacou que a participação do Tocantins no congresso reforça o compromisso em aprimorar continuamente os canais de escuta e o relacionamento com a sociedade. “O Congresso Brasileiro de Ouvidores é um espaço de aprendizado e fortalecimento da atuação das ouvidorias em todo o país. Estar presente nesse encontro é reafirmar o compromisso do Estado com a transparência, a ética e a melhoria constante do atendimento público. As discussões e trocas que vivenciamos aqui inspiram e qualificam ainda mais o nosso trabalho diário em prol do cidadão tocantinense”, afirmou.
O secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Centeno, pontuou que a presença da delegação no evento faz parte das ações estratégicas do Governo do Tocantins voltadas ao fortalecimento da governança, da integridade e da cultura de participação social. “A Ouvidoria é um canal essencial de diálogo entre o cidadão e o poder público. Investir na formação e atualização dos nossos profissionais é investir em uma gestão mais transparente, participativa e eficiente. O Tocantins tem avançado muito nessa área, e participar de um congresso dessa relevância é uma oportunidade de consolidar práticas e trazer novas ideias para aprimorar nossos serviços”, ressaltou.
A delegação tocantinense foi composta por ouvidores da Casa Civil, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Fomento Tocantins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
O evento marcou também o início das comemorações pelos 30 anos da ABO Nacional, consolidando-se como um dos principais fóruns de debate e aprimoramento da atividade de ouvidoria no Brasil.
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