Quinta, 06 de Novembro de 2025
(63)99208-1634
29°

Tempo nublado

Palmas, TO

Agricultura Tocantins

Em Mateiros, Governo do Tocantins promove o 1º Festival do Jatobá

Evento ocorrerá nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, no Centro Poliesportivo Leide Pereira Nunes, no centro da cidade

06/11/2025 11h49
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
O agroextrativismo sustentável é uma das atividades do campo geradora de renda para diversas comunidades rurais - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
O agroextrativismo sustentável é uma das atividades do campo geradora de renda para diversas comunidades rurais - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o projeto ArticulaFito (Cadeias de Valor em Plantas Medicinais) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realiza o 1º Festival do Jatobá, em Mateiros, região do Jalapão. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, no Centro Poliesportivo Leide Pereira Nunes, no centro da cidade.

Programação

Continua após a publicidade

Na sexta-feira, 7, o festival inicia com uma vasta programação voltada à feira de exposição de produtos alimentícios derivados do jatobá e de outros frutos do cerrado tocantinense. Também serão realizadas oficinas sobre a cultura alimentícia de produtos naturais, ministradas pela consultora da Fiocruz/MDA Mônica Dias e pela comunicóloga Bárbara Diniz do projeto ArticulaFito.

Ainda na tarde de sexta-feira, por volta das 17h, ocorrerá a abertura oficial do festival com a presença de autoridades e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais.

No sábado, 8, as oficinas continuam com atividades voltadas aos produtos naturais, além de apresentações e palestra da engenheira agrônoma da Seagro Francisca Marta Barbosa que fará uma explanação sobre Economia Solidária e sua estruturação.

Oficinas do Jatobá

As oficinas têm como objetivo resgatar e valorizar as memórias alimentares dos participantes, agroextrativistas que integram a cadeia socioprodutiva do jatobá no Tocantins. Por meio da partilha de receitas, lembranças e experiências, busca-se reconhecer o jatobá não apenas como alimento, mas como patrimônio cultural e ecológico.

A polpa do fruto, de sabor adocicado e aroma intenso, é amplamente utilizada na alimentação tradicional. Comunidades rurais, indígenas e agroextrativistas empregam o jatobá em preparações como mingaus, bolos, farinhas e bebidas fermentadas. O fruto apresenta alto potencial nutricional e funcional, por seu teor de fibras, proteínas e compostos bioativos.

Além do valor alimentar e simbólico, o jatobá também possui reconhecidas propriedades medicinais. Diversas comunidades indígenas e rurais utilizam partes da planta, casca, resina, folhas e polpa, em preparos terapêuticos caseiros.

A engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento Francisca Marta Barbosa, destaca que o festival é mais uma ação de fortalecimento das cadeias produtivas dos frutos do cerrado, com o jatobá como destaque principal. “Esse momento de debate das cadeias de produção da sociobiodiversidade promove intercâmbio entre agroextrativistas, comunidades tradicionais e agricultores familiares do Cantão e Jalapão, além de incentivar a comercialização dos produtos nas feiras e divulgar a rica biodiversidade do cerrado tocantinense”, explica.

Francisca acrescentou ainda que o 1º Festival do Jatobá estimula o desenvolvimento sustentável e solidário nas comunidades rurais. “O evento contribui para a geração de renda e o fortalecimento da economia solidária, com base no tripé social, econômico e ambiental”, acrescentou.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Mateiros; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ; Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Fórum Estadual de Economia Solidária.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.