O Projeto de Trabalho Social (PTS) do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Palmas, encerrou, na noite desta quinta-feira, 4, o ciclo de palestras e oficinas de 2025, com um encontro voltado para Noções de Higiene, Saúde e Doenças Individuais e da Coletividade. A atividade, realizada com famílias do Residencial Recanto das Araras I, marcou o fechamento de uma série de ações de formação e diálogo comunitário, promovendo aprendizado e conscientização sobre cuidados pessoais e ambientais e sua influência direta na saúde individual e no bem-estar coletivo.
As atividades, realizadas no período pós-ocupação das moradias, têm como objetivo fortalecer a participação comunitária, incentivar o protagonismo social e ampliar a integração social e econômica das famílias beneficiadas. Em novembro e dezembro, foram promovidos encontros em três empreendimentos — Recanto das Araras I, Recanto das Araras II e Jardim Vitória — envolvendo públicos de todas as idades, em momentos de construção conjunta de conhecimento e valorização da convivência.
A presidente da Associação de Moradores dos residenciais Recanto das Araras I e II, Carolina Palma, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da comunidade. “É muito importante promover a conscientização sobre diversos temas e incentivar a interação com as crianças, oferecendo momentos de aprendizagem e diversão. Para os idosos, essa ação representa integração, socialização e alegria. Tudo isso fortalece a união entre as famílias da nossa comunidade. Agradecemos imensamente à equipe da Prefeitura por essa ação”, comentou.
Encontros formativos
Ao longo dos encontros, temas essenciais para a rotina das famílias foram trabalhados de forma prática e participativa. Entre os destaques estavam oficinas de reciclagem para crianças, rodas de conversa com idosos, palestras sobre liderança comunitária e educação financeira, além das formações sobre higiene e saúde. “Os participantes puderam desenvolver habilidades, ampliar conhecimentos e fortalecer a organização comunitária, reforçando valores como convivência, responsabilidade coletiva e sustentabilidade”, pontuou o secretário-executivo de Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues.
Texto: Alcione Luz
Edição: Denis Rocha




Paraíso - TO Paraíso do Tocantins conquista Selo Diamante no Ranking Nacional de Transparência Pública
Palmas - TO Defesa Civil de Palmas inicia curso de salvamento aquático para agentes municipais
Paraíso - TO Paraíso recebe etapa do Circuito de Formações Tocantins no Teatro Cora Coralina
Palmas - TO Grupo suspeito de aplicar golpes com falsas promessas de casa própria é detido pela Guarda Metropolitana de Palmas
Palmas - TO Em Palmas, ETI Santa Bárbara promove oficina de ecobags com alunos da sala de recursos multifuncional
Palmas - TO Guarda Metropolitana de Palmas atende tentativa de feminicídio na Arso 111 Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas