Segunda, 10 de Novembro de 2025
(63)99208-1634
25°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Tocantins participa da Mostra Nacional de Experiências Exitosas para recuperação das coberturas vacinais

Secretaria de Estado da Saúde apresentou o Plano Estadual de Vacinação 2023

18/05/2023 17h40
Por: Fonte: Secom Tocantins
Tocantins apresentou sua experiência em pôster - Foto: Laiany Alves/Governo do Tocantins
Tocantins apresentou sua experiência em pôster - Foto: Laiany Alves/Governo do Tocantins

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou em Brasília (DF), nesta quinta-feira, 18, uma reunião conjunta com os técnicos de Epidemiologia e Comunicação em Saúde de todos os Estados da Federação, para compartilhar aMostra da Gestão Estadual do SUS de Experiências Exitosaspara recuperação das coberturas vacinas do país.

O Tocantins, por meio da coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, apresentou, em pôster, oPlano Estadual de Vacinação 2023. O trabalho possui articulação intersetorial com municípios, conselhos, secretarias e judiciário na busca do aumento das coberturas vacinais, com ações nos eixos de comunicação e mobilização, jurídico e operacional. "Como resultado temos ótimos índices no dia D Estadual de Vacinação”, afirmou.

Continua após a publicidade

Segundo a coordenadora, dos 139 municípios, 135 aderiram à ação de mobilização do dia D estadual de vacinação, o que corresponde a 97,12%. Das 316 salas de vacinação habilitadas para funcionamento, 259 estavam abertas para atender a população no dia D estadual, ou seja, 81,96%. “Um total de 23.239 doses de vacinas foram aplicadas", arrematou Diandra Senna.

A coordenadora complementou, ainda, que a SES mantém o trabalho interinstitucional com a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público Estadual (MPE/TO) para implementação da Lei Estadual n° 3.521, que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, destacou a oportunidade de conhecer as realidades de outros Estados e ver suas experiências que podem ser adaptadas à realidade do Tocantins. "Todas as apresentações reforçam a necessidade de aumentar a credibilidade doPrograma Nacional de Imunizações, que vem sendo atacado. Uma política que, por anos, salvou milhares de vidas deve ser valorizado", disse.

O diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti, reforçou o compromisso na busca pela ampliação das coberturas vacinais. "O Governo federal está articulando estratégias que incluem ampliação do apoio aos estados e municípios, [com] aumento de recursos. Precisamos que todos se envolvam. Essas experiências servirão de base, mas temos que buscar soluções, trabalhar diferente para buscar nossas populações", enfatizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.