O presidente Lula sancionou na última sexta-feira (5) uma lei que determina a criação, no sistema público de saúde, de uma estratégia específica para mulheres usuárias e dependentes de álcool, em especial as gestantes e puérperas (que acabaram de dar à luz).
Publicada na edição desta segunda-feira (8) doDiário Oficial da União, a Lei 15.281 também exige que seja prestada assistência de forma multiprofissional e interdisciplinar a esse público. As determinações são inseridas na lei que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas ( Lei 11.343, de 2006 ).
A nova norma é originada do Projeto de Lei (PL) 2.880/2023 , de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). O autor do PL destacou que a lei pode proporcionar melhoria no atendimento e suporte às mulheres alcoolistas, oferecendo cuidados mais adequados e especializados. Ele ressaltou também a necessidade de um tratamento mais abrangente e eficaz, que considera as necessidades específicas das mulheres.
No Senado, o projeto foi aprovado em novembro do ano passado. Em seu parecer, a relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), lembrou que as mulheres enfrentam estigma social quando buscam ajuda contra a dependência de álcool, situação que pode ser agravada pelo trabalho de muitas delas no cuidado de filhos e familiares. Para a senadora, a lei vai garantir segurança jurídica e continuidade das ações governamentais.
“A criação de programas especializados para mulheres alcoolistas poderá fomentar redes de atenção que ofereçam desde acolhimento humanizado até estratégias de reinserção social e laboral, com foco na reconstrução de vínculos familiares, proteção dos filhos e promoção da autonomia. Essa abordagem integrada é essencial para romper ciclos de exclusão e violência, garantir o direito à saúde e promover uma sociedade mais justa e igualitária”, argumentou Damares.
Senado Federal Izalci alerta para prejuízo no BRB e relaciona caso a apuração da CPMI do INSS
Senado Federal Lei fortalece combate a crimes sexuais contra vulneráveis e amplia proteção a vítimas
Senado Federal Humberto Costa cobra regulação para streaming
Senado Federal Veneziano destaca investimentos na Universidade de Campina Grande (PB)
Senado Federal CAE vota novo marco legal do Sistema de Pagamentos Brasileiro
Senado Federal Plenário vota liberação a servidores de pagamentos congelados na pandemia Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas