O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou na segunda-feira, 8, no norte do estado, uma série de atividades fiscalizatórias e de conscientização sobre a importância de respeitar o ciclo reprodutivo dos peixes. A iniciativa, que integra aOperação Piracema, resultou no recolhimento de 650 metros de redes de emalhar.
As ações educativas foram direcionadas aos pescadores inscritos no Registro Geral do Pescador (RGP), comunidades ribeirinhas e ao público em geral, com foco na região do lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, abrangendo os municípios de Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins, Aguiarnópolis e Tocantinópolis.
As ações, realizadas entre os dias 2 e 8 de dezembro, alcançaram cerca de 180 pessoas e tinham como objetivos fomentar práticas sustentáveis e a conservação dos recursos naturais. Durante os encontros, os fiscais ambientais abordaram os impactos negativos da pesca irregular nesse período, distribuíram material informativo e esclareceram as normas que regulamentam a restrição à pesca.
De acordo com o fiscal ambiental Orleans Oliveira, os eventos buscam incentivar a reflexão sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. “Nossa orientação contribui para a sustentabilidade da pesca, que é fonte de renda para muitos, e para o cumprimento da legislação ambiental”, ressaltou.
Fiscalização
Em paralelo, uma equipe do Naturatins conduziu uma operação embarcada estratégica para intensificar a fiscalização ambiental durante o período de defeso. A ação abrangeu os municípios de Babaçulândia, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Darcinópolis, com atividades nos rios, além de rondas terrestres e abordagens em estradas vicinais da região. As atividades ocorreram entre os dias 2 e 8 de dezembro.
O gerente de Fiscalização Ambiental do órgão, Cândido José dos Santos Neto, destacou a relevância da iniciativa. “A quantidade de material apreendido reflete o impacto positivo da intensificação das fiscalizações, que visam coibir a ilegalidade. Este é um período crucial para a preservação da biodiversidade dos nossos rios”, afirmou.
Como resultado, foram recolhidos 650 metros de redes de emalhar de variados tamanhos, encaminhados à agência do Naturatins em Arapoema. Além do patrulhamento, diversas embarcações foram verificadas quanto a licenças e materiais de pesca. No âmbito educativo, ribeirinhos receberam orientações sobre a legislação ambiental e a importância da pesca legal e sustentável.
Portos e Aeroportos Leilão do Tecon Santos 10 será realizado na primeira quinzena de março, diz Governo Federal
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública do Tocantins participa do 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Vulnerabilizadas
Portos e Aeroportos Governo Federal anuncia R$ 6,5 milhões para modernizar os aeroportos de Santa Inês e Bacabal (MA)
Gurupi - TO Gurupi realiza Fórum Comunitário do Selo UNICEF para fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência
Tocantins Naturatins sediará oficina sobre pesca amadora sustentável nesta sexta-feira, 12
Geral Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva