A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (11), audiência pública para discutir a falta de atendimento especializado à epidermólise bolhosa. O debate será realizado às 9 horas, no plenário 7, e será interativo.
A epidermólise bolhosa é uma doença genética rara que causa extrema fragilidade na pele e mucosa, levando à formação de bolhas e feridas dolorosas.
O debate atende a pedido do deputado Luciano Vieira (Republicanos-RJ). Segundo o parlamentar, pacientes com epidermólise bolhosa enfrentam dificuldades para obter medicamentos e atendimento especializado na rede pública de saúde.
O parlamentar lembra que a situação ganhou destaque após o caso do menino Gui, que ficou 16 dias em coma e chamou a atenção em todo o país. O deputado destaca que, no Rio de Janeiro, há 58 pessoas diagnosticadas e que, apesar da sanção de uma lei estadual prevendo assistência especializada, a medida não produziu efeitos práticos.
“Os gastos de um paciente de epidermólise bolhosa com remédios, curativos e pomadas para o tratamento pode chegar a R$ 8 mil por mês”, explica Luciano Vieira. Diante desse cenário, ele defende que a discussão em âmbito federal é necessária para compreender a realidade nacional e construir soluções que melhorem o atendimento às pessoas com essa condição rara.
A audiência busca reunir informações e propostas que possam subsidiar políticas públicas voltadas para o atendimento adequado das pessoas com epidermólise bolhosa.
Câmara Comissão aprova projeto que altera regras do Programa Nacional de Microcrédito
Câmara Comissão aprova inclusão de motéis entre opções de hospedagens previstas em cadastro oficial
Câmara Motta: investimento público é o resultado mais visível do sucesso do arcabouço fiscal
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
Câmara Relator apresenta alterações na proposta que reestrutura a segurança pública
Câmara Motta: instituições brasileiras devem ser mais justas e solidárias Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva