O Plenário do Senado aprovou um projeto que transfere os policiais judiciais da área administrativa para a área de apoio especializado do Poder Judiciário. O texto, proposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu relatório favorável do senador Angelo Coronel (PSD-BA). O PL 2.447/2022 vai à sanção.
O projeto altera a Lei das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União . Com a mudança, os técnicos judiciários dessa especialidade passam a ser denominados agentes de polícia judicial. Os analistas passam a ser chamados de inspetores de polícia judicial.
O texto estende a gratificação de atividade de segurança (GAS) aos servidores em função comissionada ou cargo em comissão que exerçam atribuições de segurança institucional e com lotação nas unidades de segurança. O projeto também prevê possibilidade de uso de arma de fogo pelos profissionais, desde que eles possuam o porte institucional; comprovem capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio da arma; e estejam em efetivo exercício da função.
Senado Federal PEC da polícia científica conclui primeiro turno de discussão no Senado
Senado Federal Ministra defende solução negociada para terra indígena em Rondônia
Senado Federal Adiada votação de projetos com doações do Exército para Uruguai e Paraguai
Senado Federal Senado aprova medidas de proteção a pessoa com diabetes tipo 1
Senado Federal Sugestão de tornar qualquer tipo de pedofilia em crime inafiançável vira projeto
Senado Federal Senado autoriza Ceará a contratar empréstimo internacional Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva