A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra e o secretário municipal de Saúde de Aragominas, Lucas Araújo Nascimento, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO) participaram da Conferência LivreO papel da vigilância como instrumento de saúde e democracia- Amanhã vai ser outro dia, realizada na quarta-feira, 17, em Brasília.
O evento faz parte da série de oito Conferências Livres realizadas pelo Ministério da Saúde (MS) neste mês de maio, onde reúne gestores estaduais e municipais de saúde, entidades parceiras e representantes da sociedade civil para debater propostas e escolher delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Para Perciliana Bezerra, a participação na conferência sobre a importância da Vigilância, ratifica o papel que desempenhamos no Estado. "É um trabalho fundamental de avaliação da situação de saúde da população. A vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção e controle de doenças. É um trabalho metodológico, baseado em evidências, investigação e promoção de ações com orientação para as gestões estadual e municipais, para formulação de políticas públicas e ações".
A conferência também marcou o início das comemorações dos 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do MS e elegeu delegados para a 17° Conferência Nacional de Saúde.
As propostas e diretrizes elencadas na CNS servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva