O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), celebra o ganhode um reforço histórico no cuidado com a população. Na quinta-feira, 11, o Ministério da Saúde (MS) habilitou dois novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), localizados nos municípios de Ananás e Arraias, que vão compor a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). A oficialização se deu pelas Portarias GM/MS nº 9.298 e nº 9.308 publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nº 237 e as unidades atenderão as regiões de saúde Bico do Papagaio e sudeste, beneficiando diretamente a força motriz do desenvolvimento do estado. Para realizar a implantação, os dois municípios foram habilitados a receber R$ 100 mil cada.
Com as novas unidades, estima-se que mais de700 mil tocantinenses que atuam nas modalidades de trabalho formal, informal e autônomo, passarão a contar com retaguarda técnica mais próxima, para questões relacionadas a doenças e agravos ocupacionais.
“A habilitação representa um avanço estratégico na descentralização da saúde pública, garantindo cobertura especializada nas extremidades do território tocantinense. A proposta aprovada na Comissão Intergestores Bipartite, em abril, referendada agora pelo Ministério da Saúde, garantirá mais acesso à vigilância, prevenção e assistência”, afirmou o secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima Costa.
As novas unidades fortalecem toda a rede, ao somar à estrutura já existente, composta pelo Cerest estadual, Cerest municipal de Araguaína e Cerest municipal de Palmas. O Cerest de Ananás cobrirá o extremo norte do Tocantins, área de intensa atividade econômica e grande densidade populacional; já o Cerest de Arraias fortalecerá as ações de saúde em uma zona historicamente importante para o estado.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES/TO, Perciliana Bezerra, “aimplantação destes novos centros é uma vitória para o SUS [Sistema Único de Saúde] no Tocantins. Estamos garantindo que a vigilância em saúde do trabalhador chegue com mais eficiência nos diferentes territórios do estado”.
"Os Cerests atuam como polos irradiadores de conhecimento e suporte técnico, capacitando a rede de Atenção Primária e realizando investigações sobre ambientes de trabalho, visando sempre a promoção da saúde e a redução de riscos", afirmou o gerente de saúde do trabalhador, Evesson Farias.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas