Segunda, 22 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
27°

Tempo nublado

Palmas, TO

Meio Ambiente Tocantins

Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins

Governo do Tocantins faz gestão com municípios em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; destaque para a iniciativa de sucesso d...

22/12/2025 10h06
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Aterro sanitário operado pela empresa Base Fortins Soluções Ambientais Ltda., localizado no município de Porto Nacional - Foto: Divulgação
Aterro sanitário operado pela empresa Base Fortins Soluções Ambientais Ltda., localizado no município de Porto Nacional - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins destaca a iniciativa de sucesso da Prefeitura de Paraíso do Tocantins de promover a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, garantindo o transbordo e a destinação final ambientalmente adequada para o aterro sanitário do município de Porto Nacional.

O Governo do Tocantins tem feito gestão com os municípios em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e com as normas técnicas brasileiras vigentes, adotando e fortalecendo as diretrizes do Programa Nacional Lixão Zero, orientando os municípios a cumprirem os procedimentos obrigatórios para o correto acondicionamento e encaminhamento dos resíduos sólidos aos aterros sanitários licenciados.

Continua após a publicidade

Os contratos assinados pelo prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, com o município de Porto Nacional garantem que todo o lixo coletado em Paraíso do Tocantins passe a ser destinado ao aterro sanitário operado pela empresa Base Fortins Soluções Ambientais Ltda., localizado no município de Porto Nacional.

A contratação prevê a recepção, pesagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos não perigosos em estrutura devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a iniciativa em Paraíso reforça o compromisso do município com a sustentabilidade, a saúde pública e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para a erradicação dos lixões e a melhoria da qualidade de vida da população.

A Semarh destaca que ações como essa fortalecem a gestão ambiental responsável e servem de exemplo para outros municípios tocantinenses, promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o Estado.

Gestão nos municípios

A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, ressalta que, atualmente, mais de 80% dos municípios tocantinenses possuem seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o que representa um importante avanço no planejamento. No entanto, apenas 30 municípios, cerca de 22%, realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos; a maior parte ainda utiliza lixões ou aterros controlados.

“O prazo final para o encerramento dos lixões em municípios com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Paraíso, já se encerrou, e esta iniciativa do prefeito Celso Morais atende uma demanda histórica do município garantindo uma destinação correta para os resíduos”, complementa Ellen Amaral.

A diretora reforça ainda o empenho do Governo do Tocantins com as visitas técnicas do Programa Lixão Zero no Estado, incentivando os municípios a encerrarem seus lixões.

Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Apenas 30 municípios tocantinenses realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos - Washington Luiz/Governo do Tocantins
Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Secretário Marcello Lelis durante visita técnica ao aterro sanitário de Couto Magalhães, considerado uma experiência bem sucedida técnica e financeiramente - Washington Luiz/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.