Foi sancionada nesta terça-feira (23) a Lei nº 15.301, de 2025 , que denomina Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho o trecho da BR-412 entre os municípios de Pocinhos e Monteiro, no estado da Paraíba. A nova denominação é uma homenagem póstuma ao ex-deputado federal paraibano Álvaro Gaudêncio Filho, falecido em 2004. A rodovia tem 129 quilômetros de extensão, começando na localidade de Farinha, no município de Pocinhos (PB), e terminando em Monteiro (PB).
A lei teve origem no Projeto de lei (PL) 3.404/2020 , apresentado no Senado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e relatado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
Álvaro Gaudêncio Filho nasceu em São João do Cariri, na Paraíba, no dia 8 de fevereiro de 1930. Depois de atuar como promotor de Justiça e defensor público no interio do estado, ingressou na política como prefeito de Serra Branca, em 1964. Depois foi eleito deputado federal em 1970 e reeleito por três mandatos consecutivos. O político faleceu em Campina Grande, em 12 de março de 2004, vítima de acidente vascular cerebral. Era casado com Ana Lúcia Cavalcante Gaudêncio e deixou um único filho, Romero Cavalcante Gaudêncio.
— Álvaro Gaudêncio Filho soube, na condição de profissional jurídico e também na condição de gestor público, e aqui, na Câmara dos Deputados, por quatro legislaturas, representar os cidadãos paraibanos, principalmente aqueles que vivem sob as agruras [...] que muitas vezes fizeram com que milhares de paraibanos tivessem que ser chamados a se ausentar do seu ambiente mais desejável — afirmou Veneziano durante a tramitação da matéria.
Senado Federal Sancionadas leis que liberam recursos para a Telebras
Senado Federal Liberados mais de R$ 100 milhões para infraestrutura e projetos de inovação
Senado Federal Lei libera recursos para Petrobras Biocombustível
Senado Federal Executivo sanciona leis que liberam recursos para órgãos da Justiça
Senado Federal Vetada regulação de símbolo de acessibilidade para visão monocular
Senado Federal Trabalhador que usou saque-aniversário do FGTS e foi demitido pode sacar saldo Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas