O Aeroporto Municipal de Porto Alegre do Norte (MT) foi arrematado pela concessionária GRU Airport durante a primeira rodada do Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O terminal, único do estado contemplado nesta fase, receberá R$ 25,3 milhões em investimentos privados, destinados à modernização da infraestrutura e à ampliação da capacidade operacional. O processo segue agora para as etapas de habilitação e assinatura contratual.
Criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o AmpliAR tem como objetivo fortalecer a aviação regional. Nesta primeira etapa do programa foram priorizados aeroportos da região da Amazônia Legal e do Nordeste, garantindo mais conectividade, desenvolvimento econômico, segurança operacional e inclusão social.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a concessão marca um novo capítulo para o município. “O Programa AmpliAR demonstra o compromisso do Governo Federal com uma aviação regional forte, inclusiva e estruturada. Porto Alegre do Norte vai contar com um aeroporto moderno, seguro e preparado para gerar emprego, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
Desenvolvimento regional e impacto econômico

Com pista asfaltada de 1.600 metros, uma das mais estruturadas da região, o aeroporto será aberto ao tráfego público e preparado para operações com aeronaves de maior porte, ampliando de forma significativa a capacidade operacional. O terminal atenderá não apenas o município, mas uma população estimada em 250 mil habitantes, distribuída em uma área superior a 1.200 km sem aeroportos estruturados, garantindo acesso mais ágil a serviços, mercados e centros urbanos.
Para o ministro, os resultados vão além da infraestrutura física. “Um aeroporto estruturado movimenta a economia, fortalece o agronegócio, apoia o comércio e cria novas oportunidades. O AmpliAR tem essa missão: transformar realidades e levar desenvolvimento onde ele faz a diferença”, destacou Silvio Costa Filho.
Conectividade, logística e saúde
Porto Alegre do Norte se destaca pela forte vocação agropecuária. Com o novo aeroporto modernizado, produtores, empresas e empreendedores terão maior agilidade para deslocamentos, transporte de cargas, negócios e conexões estratégicas com o restante do país. “Estamos falando de infraestrutura que transforma realidades. Um aeroporto estruturado fortalece o agronegócio, movimenta a economia, gera emprego e abre novas oportunidades para a região”, afirmou Silvio Costa Filho.
A nova estrutura também terá impacto direto na saúde pública. A mais de 1.000 quilômetros de Cuiabá, referência hospitalar do estado, Porto Alegre do Norte passa a contar com condições mais seguras para operações aeromédicas e remoção de pacientes em situações de urgência, reduzindo tempos de resposta e ampliando as chances de atendimento adequado.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Saiba como registrar veículo ciclomotor; prazo vai até quarta-feira
Portos e Aeroportos Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento definitivo do Porto de Itajaí
Geral Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025
Geral Mega da Virada entra na reta final para apostas físicas e online
Tocantins Agência de Metrologia Estadual encerra fiscalizações de produtos pré-medidos e reforça orientações para as compras de Ano Novo
Tocantins Governo do Tocantins alerta para o fim do prazo da segunda etapa da campanha de vacinação contra a brucelose que termina nesta quarta-feira, 31 Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas