O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos proprietários de todos os estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários, que teve início no último dia 2 de janeiro, e segue até o dia 31 de março, o prazo para o recadastramento anual obrigatório. O Estado conta com mais de 500 lojas agropecuárias cadastradas na Adapec.
De acordo com o que estabelece a Instrução Normativa nº 2, de 15 de janeiro de 2025, a comercialização, o armazenamento, a aplicação e a produção de produtos para uso na agropecuária em estabelecimento comercial e/ou industrial somente serão autorizados após o cadastro de suas atividades na Adapec, com o respectivo Certificado de Registro.
A responsável técnica do Programa Estadual de Produtos Veterinários e Biológicos, Vanessa Lustosa Batista, explica que, para fazer o recadastramento, o empresário pode acessar o site daAdapece imprimir o requerimento, depois preencher e juntar os demais documentos indicados para a área de atuação do estabelecimento, com prazos de validade em dia, recolher a taxa de recadastramento e entregar a documentação na unidade local da Adapec do seu município. “Aqueles que deixarem de fazer o recadastramento dentro do prazo estabelecido sofrerão sanções previstas em lei”, alerta Vanessa Lustosa.
O presidente da Adapec, Rodrigo Guerra, destaca a importância dos estabelecimentos agropecuários para o agronegócio. “As lojas agropecuárias possuem um papel relevante na defesa agropecuária e contribuem diretamente para o crescimento do agronegócio no Tocantins, pois atendem diariamente os produtores rurais, garantindo segurança na comercialização de produtos que são utilizados nas lavouras e na pecuária, por isso, é fundamental que estejam regularizados na Adapec”, pontua Rodrigo Guerra.
Comércio de agrotóxicos
De acordo com a legislação vigente, é proibida a comercialização de agrotóxicos entre estabelecimentos comerciais cujo adquirente não esteja devidamente cadastrado na Adapec tanto para o comércio ou o armazenamento desses defensivos agrícolas. Por isso, esses estabelecimentos mesmo fora do Tocantins também devem fazer o recadastramento.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e BRK Ambiental se reúnem e buscam solução para vazamentos de fossas sépticas no setor João Lisboa da Cruz
Geral Chuvas fortes causam novas enchentes na Grande São Paulo
Tocantins Unitins oferta vagas em Programas de Residência Médica no Tocantins
Portos e Aeroportos Aeroporto de Toledo (PR) receberá sistema PAPI para reforçar segurança aérea
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos participa de ato em defesa da Democracia
Tocantins Procon Tocantins notifica Energisa por falhas no fornecimento de energia no setor Água Fria, em Palmas Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Tempo nublado