O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou, nesta quarta-feira, 7, a realização de análise imediata para viabilizar o cancelamento do aumento de 9,37% na conta de água e esgoto cobradas pela empresa BRK Ambiental, previsto na Resolução nº 13/2025, de 5 de novembro de 2025, efetuado pela gestão interina, e já em vigência.
Ao se posicionar contra o reajuste, o governador Wanderlei Barbosa destacou os prejuízos para as famílias tocantinenses e afirmou que não permitirá aumentos considerados abusivos. “Determinei as medidas necessárias e vamos trabalhar para impedir esse aumento na conta de água. A resolução sequer foi publicada no Diário Oficial do Estado pela gestão interina, apenas no site da ATR [Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos], e, ainda assim, o reajuste já está em vigor. Os tocantinenses já pagam uma das contas de água mais caras do Brasil, e esse aumento é injusto e prejudica a população. Seguiremos trabalhando para impedir essa revisão, contem comigo”, ressaltou o Chefe do Executivo.
O procedimento administrativo referente ao reajuste é de origem da ATR. A Agência irá analisar a decisão que autorizou o aumento para verificar as alternativas legais que possibilitem a sua revisão ou cancelamento. Após a conclusão dessa análise técnica e administrativa, o processo deverá ser remetido à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para avaliação jurídica.
“A ATR estranha a ausência de publicação da resolução no Diário Oficial, especialmente porque há um processo em andamento sobre o tema e o posicionamento era contrário ao reajuste. Cumpriremos a determinação do governador Wanderlei Barbosa e adotar os trâmites administrativos necessários para esclarecer o reajuste e viabilizar o cancelamento”, explicou o presidente da ATR, Matheus Martins.
Reajuste
O reajuste de 9,37% na tarifa de água e esgoto cobradas pela BRK Ambiental nos 46 municípios atendidos pela concessionária foi autorizado pela ATR em 5 de novembro, durante a gestão interina, e passou a vigorar no início de dezembro. Conforme a medida publicada no site da ATR, o aumento foi autorizado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente aos períodos de setembro de 2023 a agosto de 2024 e de setembro de 2024 a agosto de 2025.
Além disso, o documento estabelece a elevação dos valores de mais de 100 serviços técnicos e operacionais ofertados pela concessionária, como substituição de hidrômetro, ligação de água e religação após suspensão, impactando diretamente os consumidores.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e BRK Ambiental se reúnem e buscam solução para vazamentos de fossas sépticas no setor João Lisboa da Cruz
Geral Chuvas fortes causam novas enchentes na Grande São Paulo
Tocantins Unitins oferta vagas em Programas de Residência Médica no Tocantins
Portos e Aeroportos Aeroporto de Toledo (PR) receberá sistema PAPI para reforçar segurança aérea
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos participa de ato em defesa da Democracia
Tocantins Procon Tocantins notifica Energisa por falhas no fornecimento de energia no setor Água Fria, em Palmas Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Tempo nublado