O cinema produzido no Tocantins cruza continentes com a exibição internacional deEntramas, longa-metragem do estado viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo. Escrita e dirigida por Justino Vettore, a obra integra a programação da 6ª edição doBogura International Film Festival, em Bangladesh, evento que reúne produções de 32 países. O filme é o único longa brasileiro selecionado nesta edição, ao lado do curta-metragem nacionalThe Last Dance, da diretora Stefany Taglialatella.
Produzido pela Fábrica Produções,Entramasfoi gravado em julho de 2024, no distrito de Taquaruçu, cenário conhecido pela riqueza natural e simbólica, que ganha protagonismo na narrativa. O elenco reúne nomes históricos das artes cênicas tocantinenses, como Cleuda Milhomem, Magna Carneiro e Meire Maria, ao lado dos protagonistas Gabriel Santana, conhecido por trabalhos na televisão nacional, e Amanda Nobre, atriz integrante do Grupo ‘Um Ponto Dois de Teatro’. O longa-metragem é o primeiro patrocinado pela Lei Paulo Gustavo no Tocantins a ser exibido em um festival internacional de cinema.
A história retrata uma família de atores e um segredo. Quando o palco já não convence, resta retirar as máscaras. Sem personagens e sem figurinos, cada integrante é levado a enfrentar seus próprios demônios e a encarar verdades soterradas pelo tempo. É o momento de o passado, enfim, ser colocado em cena.
Para o diretor, a seleção internacional representa um marco não apenas para o filme, mas para toda a cadeia audiovisual local. “Estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar nossa produção emBogura, um festival já consolidado em Bangladesh. É uma chance de mostrar ao mundo os talentos e os cenários exuberantes do Tocantins.Entramasfoi produzido e finalizado integralmente no estado, por profissionais e parceiros que acreditaram no projeto. Sou muito grato pelo ‘sim’ de cada um que somou para que essa história fosse contada da melhor forma possível”, afirmou Justino Vettore.
Já o produtor do filme e diretor da Fábrica Produções, Pablo Pereira, destacou que a participação do longa no festival representa uma verdadeira coroação. “Recebemos essa indicação como o reconhecimento de um trabalho construído com muito cuidado. Nosso objetivo, além de dar visibilidade ao cinema tocantinense, sempre foi também investir na capacitação dos profissionais do audiovisual, e essa indicação já nos traz a sensação de missão cumprida”, comentou.
A força estética do longa também se expressa na trilha sonora, assinada por Heitor Oliveira, com composições originais que dialogam com gravações de Gilberto Gil e Gil Doliath, ampliando a dimensão sensorial do filme. Após a estreia em Bangladesh,Entramassegue o circuito de inscrições em festivais e em processo de captação de recursos para distribuição.
Sobre o projeto
Entramas é uma realização da Fábrica Produções e foi contemplado no edital de Audiovisual da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A produção integra o projeto Pasárgada, voltado à produção e à formação na linguagem cinematográfica, consolidando um novo capítulo para o cinema feito no estado. A trajetória do filme pode ser acompanhada nas redes sociais oficiais: @entramasfilme e @fabricaproducao.
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Governo do Tocantins abre agenda cultural de 2026 com a exposição “Entre Gravuras e Traços”
Tocantins Governo do Tocantins avança na preservação do patrimônio, da memória e na valorização das artes visuais
Tocantins Tocantins lidera a execução de políticas culturais em 2025 e alcança números históricos no setor
Tocantins Governo do Tocantins fortalece identidade cultural e projeta o Estado em festivais e feiras nacionais em 2025
Tocantins Em noite de celebração, livro “Histórias que eu não contei” é lançado em Taquaruçu Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 33°
Parcialmente nublado