O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), apresenta a exposição “Antropogênico”, do artista Daniel Taveira, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), via Edital nº 22/2024. As obras, expostas no hall do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, exploram o surrealismo e a estética distópica para discutir os impactos das mudanças climáticas e a urgência da preservação ambiental.
A mostra reúne fotografias produzidas no Tocantins e em outros cenários, construindo narrativas visuais que dialogam com a fragilidade da natureza, os efeitos das ações humanas e os desafios ambientais contemporâneos. O público é convidado a uma experiência de introspecção e consciência ecológica. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após o período em Palmas, as imagens seguem para Goiânia/GO.
Na manhã desta quarta-feira, 7, o curador Ronan Gonçalves (Rogo) conduziu um grupo de visitantes pelo acervo e promoveu um diálogo sobre a conservação do planeta. Para ele, receber turistas de outros estados reforça o papel da cultura no desenvolvimento regional. “É um sentimento de profunda alegria e realização. Receber o turismo com o aspecto da brasilidade, onde trocamos informações, é o que o nosso estado merece. A exposição desperta em cada um o cuidado que devemos ter com a natureza. É um labirinto de imagens que nos coloca frente a frente com nós mesmos, em momentos reflexivos onde a natureza assume o papel principal”, afirmou.
Rogo também destacou a importância das políticas públicas para o setor cultural. “A PNAB reúne e soma, fundindo cada estado e cultura com suas peculiaridades. O Tocantins é bem assistido, e o norte tem a potência de revelar ao mundo nossa existência e permanência,” complementou.
Entre os visitantes estiveram a professora Estela Gomes e o taxista Marcelo Barreto, turistas de Jequié/BA, que estão em primeira visita ao Tocantins. O casal relatou a experiência de conhecer a capital e a mostra. “A exposição mostra o cuidado urgente que precisamos ter com o planeta. É uma retratação local que alcança o mundo inteiro, chamando atenção para uma questão antiga e atual ao mesmo tempo”, detalhou Estela.
Sobre Daniel Taveira
Natural de Tocantinópolis, Daniel Taveira possui um olhar singular para capturar a essência de seus sujeitos, sejam seres vivos ou objetos inanimados.
O artista conquistou prêmios internacionais comoInternational Portrait Photography of the Year, Annual Photography Awards, European Photography Awards, MEITAR Award for Excellence in Photography, Fine Art Photography Awards, New York Photography Awards, LensCulture, Refocus Awards, Monovision Awards, Neutral Density Awards e Monochrome Awards,entre outros.
Seus trabalhos foram exibidos em países como Brasil, Índia, Estados Unidos, Israel e México, em instituições como o Instituto Nacional de Antropologia e História, Museu da Fotografia de Fortaleza,Photo Israel, Museu Soumaya, Festival de Fotografia da Índia, Museu de Arte Sacra de São Paulo, além de galerias e festivais comoArtBrazil,Concrete Space e Art & Design Gallery.
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional
Tocantins Governo do Tocantins abre agenda cultural de 2026 com a exposição “Entre Gravuras e Traços”
Tocantins Governo do Tocantins avança na preservação do patrimônio, da memória e na valorização das artes visuais
Tocantins Tocantins lidera a execução de políticas culturais em 2025 e alcança números históricos no setor
Tocantins Governo do Tocantins fortalece identidade cultural e projeta o Estado em festivais e feiras nacionais em 2025
Tocantins Em noite de celebração, livro “Histórias que eu não contei” é lançado em Taquaruçu Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 33°
Parcialmente nublado