A cidade de Maringá (PR) passa a ser reconhecida, nacionalmente, como a Capital do Associativismo. É o que determina a Lei 15.332, de 2026 , sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na edição doDiário Oficial da Uniãodesta quinta-feira (8).
A norma teve origem no projeto de lei ( PL 5.289/2019 ) do senador Flávio Arns (PSB-PR), aprovado em votação final na Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado ainda em 2019, com relatório da senadora Leila Barros (PDT-DF). Já na Câmara, o texto foi aprovado em outubro de 2025.
Ao apresentar o projeto, Arns argumentou que o município paranaense tem o associativismo como uma das suas marcas registradas, sendo a agricultura uma das principais atividades econômicas.
"No Paraná, a movimentação financeira total de todas as cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar [Organização das Cooperativas do Estado do Paraná] é, em média, de R$ 83,7 bilhões. Somente no município de Maringá, existem nove cooperativas de diversas áreas: duas do ramo agropecuário (Cocamar e Coopergreen), três do setor de crédito, (Sicoob Central, Sicoob Metropolitano e Sicredi União), duas na área de produção de bens e serviços (Pluricoop e Unicampo) e duas do ramo saúde (Unimed e Uniodonto), que totalizam cerca de 276 mil cooperados e mais de 5 mil funcionários. Juntas, essas cooperativas foram responsáveis, em 2018, por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões", argumenta o senador ao justificar a homenagem.
Senado Federal Projeto estabelece objetivos para as ações do Dia Nacional da Diálise
Senado Federal Projeto do Senado que cria incentivos ao setor do cacau é transformado em lei
Senado Federal Senado pode analisar projeto de equiparação de aquicultor a produtor rural
Senado Federal Punição para abuso de ações judiciais contra concorrência volta ao Senado
Senado Federal Brasil terá relatório bienal com dados sobre violência contra mulheres
Senado Federal Dia do Quadrinho Nacional pode virar lei em 2026 Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado