O presidente Lula sancionou na quarta-feira (8) a lei que autoriza a emissão de carteira profissional de radialista. A norma foi publicada na edição doDiário Oficial da Uniãodesta sexta-feira (9).
A Lei 15.335, de 2026, tem origem em projeto ( PL 1.521/2023 ) do senador Rogério Carvalho (PT-SE) aprovado em votação final da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2023, com relatório favorável do senador Laércio Oliveira (PP-SE). A Câmara aprovou o texto em novembro de 2025.
Rogério defendeu a emissão do documento como um avanço que dará mais dignidade aos profissionais.
— É graças ao trabalho dos radialistas que a comunicação via rádio permanece atual. Não se pode ignorar o amplo espectro comunicativo dessa atividade profissional, que se encontra presente desde os veículos de transporte até as residências de milhões de brasileiros. Assim, nada mais justo que a categoria passe a ter sua carteira profissional reconhecida como prova de identidade, nos termos do projeto — afirmou, durante a votação na CAS.
A norma altera a Lei 6.615, de 1978, estabelecendo que a carteira profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, será válida em todo o país. O texto também prevê que a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Televisão (Fitert) e os sindicatos competentes poderão emitir o documento.
A carteira deverá conter o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social, fotografia, número do registro profissional e cargo específico, entre outras informações pessoais. Os radialistas não sindicalizados poderão emitir a identidade profissional se estiverem registrados no órgão regional do ministério.
Senado Federal Projeto estabelece objetivos para as ações do Dia Nacional da Diálise
Senado Federal Projeto do Senado que cria incentivos ao setor do cacau é transformado em lei
Senado Federal Senado pode analisar projeto de equiparação de aquicultor a produtor rural
Senado Federal Punição para abuso de ações judiciais contra concorrência volta ao Senado
Senado Federal Brasil terá relatório bienal com dados sobre violência contra mulheres
Senado Federal Dia do Quadrinho Nacional pode virar lei em 2026 Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva