Como parte do compromisso de ampliar a acessibilidade à população, o Governo do Tocantins realizou, nesta quinta-feira, 15, a primeira entrega de órteses de 2026 no Centro Estadual de Reabilitação de Palmas (CER III). Na ocasião, 10 pacientes pediátricos moradores da Capital foram beneficiados com os dispositivos, que proporcionam mais mobilidade e qualidade de vida.
Com a viabilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), no dia 8 de janeiro, também foram entregues 14 próteses a pacientes do CER III, todas disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, celebrou a ação. “Proporcionar esta entrega é muito importante, pois possibilita maior acessibilidade às crianças atendidas. Esta foi apenas a primeira entrega de órteses do ano e outras ações estão previstas para beneficiar ainda mais pacientes da rede pública de saúde”, afirmou.
A estudante Ester de Sousa Lopes, de 12 anos, ficou muito contente com a nova órtese recebida. “Eu gostei muito da minha órtese, ela é linda e colorida. A minha anterior estava pequena para mim e, agora, vou poder doá-la para outra criança”, contou.
O paciente do CER III de Palmas, Hector Rodrigues Oliveira, de 10 anos, também comemorou. “É a segunda vez que recebo uma órtese e, agora, estou muito feliz com esta nova. Com ela, posso andar de bicicleta e ir para a escola”, relatou.
A fisioterapeuta do CER III, Fabiana Siqueira, destacou os benefícios dos dispositivos. “As órteses melhoram a mobilidade, o caminhar do paciente e proporcionam mais independência. Além disso, os processos para concessão de próteses e órteses estão menos demorados, o que é muito positivo para todos”, explicou.
Ana Beatriz, mãe do pequeno Carlos Eduardo, ressaltou a qualidade do atendimento. “Meu filho tem dois anos e esta é a primeira vez que ele recebe uma órtese. Ficamos muito satisfeitos com o acompanhamento no CER, onde ele faz fisioterapia e terapia ocupacional. Gostamos muito daqui”, afirmou.
Saúde Rio reforça vacinação contra o sarampo e febre amarela
Saúde Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para Residência Médica no norte do estado
Saúde Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS
Tocantins SES/TO fortalece atendimento obstétrico no Hospital Regional de Augustinópolis com traje antichoque
Tocantins SES-TO abre inscrições para a 2ª Mostra Estadual de Humanização Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado