O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por meio do programaMesa Farta, realizou nesta sexta-feira, 16, em São Félix do Tocantins, a entrega de sementes destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar no município. Ao todo, foram distribuídos 500 kg de sementes de milho, 150 kg de feijão, 120 kg de arroz e 30 caixas de kits de sementes de hortaliças, beneficiando produtores rurais da região. A iniciativa faz parte da política do Governo do Tocantins voltada ao estímulo da produção agrícola, à geração de renda no campo e ao fortalecimento da segurança alimentar das famílias agricultoras.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o programa é importante para uma melhor a produção dos pequenos proprietários rurais. “Hoje[sexta-feira, 16]é um dia muito importante para o Tocantins, porque a entrega de sementes do Programa Mesa Farta representa mais dignidade, mais produção e mais oportunidades para quem vive do campo. Este programa tem um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar. Ele melhora a produção dos pequenos agricultores, permitindo que eles produzam mais, com melhores resultados e mais segurança. OMesa Fartaé uma política pública que vai além da produção. Ele gera renda, fortalece a economia local e contribui diretamente para a segurança alimentar das famílias tocantinenses. Quando apoiamos o pequeno produtor, estamos investindo no desenvolvimento do estado como um todo. Nosso compromisso é continuar fortalecendo programas como este, levando apoio, incentivo e condições reais de trabalho para quem produz o alimento que chega à mesa da nossa população. Seguiremos trabalhando para que o campo continue forte, produtivo e valorizado, garantindo mais qualidade de vida para os agricultores e mais alimento na mesa das famílias do Tocantins”, frisou o gestor estadual.
O titular da pasta da Agricultura, Fred Sodré, destacou o alcance do programa para os pequenos produtores. “O programaMesa Fartaé uma ação muito importante para os pequenos agricultores de todo o Tocantins. É um programa desenvolvido pelo nosso governador Wanderlei Barbosa, que já está alcançando praticamente 100% dos municípios tocantinenses. Estamos entregando quase uma tonelada de sementes, incluindo hortaliças, milho, arroz e feijão. Este apoio garante que o pequeno produtor tenha condições de produzir o próprio alimento, mas também de gerar excedente, vender sua produção e melhorar a qualidade de vida da sua família. OMesa Fartafortalece a agricultura familiar, promove segurança alimentar e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do nosso estado", assegurou o secretário.
Beneficiado com a entrega, Edmundo Pereira, produtor de milho, feijão, abóbora, arroz e outras culturas, destacou a importância da ação. “Este programa é fundamental para nós. A nossa região precisa e merece esse incentivo, pois o recebimento das sementes contribui diretamente para o plantio e para a garantia de alimento na mesa das nossas famílias. Este apoio vai fortalecer a produção, gerar benefícios para toda a comunidade e melhorar a qualidade de vida. Parte do que é produzido é destinada ao consumo familiar e o excedente é comercializado, complementando a renda”, afirmou.
O programaMesa Fartatem como foco principal apoiar pequenos produtores, garantindo acesso a insumos de qualidade para ampliar e diversificar a produção. Em 2025, o Governo do Tocantins, por meio do programa, beneficiou cerca de 10 mil famílias agricultoras nos 139 municípios do estado, com a distribuição de 160 toneladas de sementes certificadas de milho, 50 toneladas de arroz, 50 toneladas de feijão caupi e 10 mil kits de sementes de hortifrúti.
A execução do programa ocorre de forma integrada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O Ruraltins é responsável pela assistência técnica e pela extensão rural (Ater), orientando os produtores quanto ao planejamento produtivo, plantio, manejo adequado e aproveitamento eficiente dos insumos distribuídos.
Programa Mesa Farta
O programa Mesa Farta é uma iniciativa do Governo do Tocantins voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à ampliação da segurança alimentar no Estado. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o programa oferece apoio direto aos pequenos produtores por meio da distribuição de insumos, especialmente kits de sementes de grãos e hortaliças, como milho, feijão, arroz e variedades de verduras. A ação é custeada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), reafirmando o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à inclusão produtiva, à redução das desigualdades sociais e à promoção da segurança alimentar.
O objetivo do programa é garantir condições para que os agricultores ampliem suas áreas de cultivo, diversifiquem a produção e adotem práticas produtivas mais eficientes ao longo do ano, contribuindo para a geração de renda no campo e o fortalecimento do abastecimento alimentar das famílias e comunidades rurais.
Portos e Aeroportos Após enchentes, hidrovia da Lagoa dos Patos ganha espaço no escoamento de celulose no Rio Grande do Sul
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Portos e Aeroportos Portos públicos do Nordeste crescem 17% em novembro com destaque para transporte de contêineres
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuva