O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou noDiário Oficial do Estado(DOE) nessa quarta-feira, 21, o resultado definitivo do Processo de Seleção para a Função Pública de Diretores de Unidades Escolar Indígena e Quilombola na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. A iniciativa integra as metas da Política Nacional da Educação Escolar Indígena e Quilombola que determina que a gestão das escolas devem ser geridas por membros dessas comunidades.
O processo seletivo destinou-se à servidores efetivos ou contratados, seguindo os critérios de método e desempenho para o exercício da função pelo período de até três anos. Ao todo 25 candidatos foram aprovados, sendo 22 indígenas e três quilombolas.
Dentre as etapas estavam a análise de titulação, avaliação do plano de gestão escolar indígena/quilombola e entrevistas com os candidatos.
O superintendente de Políticas Educacionais, Leandro Vieira, explicou que a iniciativa é um passo importante para o fortalecimento da educação nessas comunidades. “Finalizamos esse processo seletivo tendo 25 candidatos indígenas e quilombolas selecionados para o cargo. Todos aptos a atuarem como diretores, reforçando o compromisso da Secretaria de Estado da Educação com a representatividade dessas comunidades com Políticas de Educação que valorizam a cultura, tradição e o modo de vida desses povos”, destacou.
O edital ainda atende aos critérios doVAAR{Valor Aluno Ano Resultado}, promovendo a equidade com a inclusão dos gestores indígenas e quilombolas garantindo o cumprimento dessas metas para a Secretaria de Estado da Educação.
Todas as etapas da seleção podem ser conferidasaqui.
Geral Cláudio Castro exonera presidente da Rioprovidência
Geral Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Tocantins Escolas Estaduais de Palmas e Gurupi estão entre as campeãs nacionais das Olimpíadas do Tesouro Direto de Educação Financeira
Geral MGI chama mais 44 candidatos em lista de espera para curso de formação
Geral Executivos do Rioprevidência são alvo de operação da PF
Portos e Aeroportos Porto de Santos avança para se tornar referência global em logística verde e conectada Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva