Sexta, 23 de Janeiro de 2026
(63)99208-1634
27°

Tempestades

Palmas, TO

Geral Tocantins

Naturatins fortalece ações ambientais com curso de recuperação de nascentes no Parque Estadual do Cantão

Com aulas práticas e teóricas, atividades foram promovidas pelo Senar, entre os dias 19 e 22

23/01/2026 14h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Curso contou com atividades teóricas e práticas, onde foi ensinado a identificar as nascentes e os métodos de recuperação - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Curso contou com atividades teóricas e práticas, onde foi ensinado a identificar as nascentes e os métodos de recuperação - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atuam no Parque Estadual do Cantão (PEC) concluíram, nessa quinta-feira, 22, o curso de recuperação de nascentes e matas ciliares. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o órgão ambiental do Governo do Tocantins, entre os dias 19 e 22.

Voltado aos servidores do Parque Estadual do Cantão, o curso teve como objetivo fortalecer as ações de recuperação de nascentes e matas ciliares, por meio de aulas teóricas e práticas. Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas de identificação de nascentes e métodos de recuperação ambiental, com destaque para o método caxambu.

Continua após a publicidade

Para o supervisor do Parque Estadual do Cantão, Cleber Cavalcante, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento das atividades desenvolvidas na unidade de conservação. “É de grande importância para o Parque Estadual do Cantão. Agradeço ao Senar por proporcionar essa oportunidade de aprimorar o conhecimento de nossos brigadistas, que será muito útil e contribuirá para o desenvolvimento dos trabalhos de campo”, destacou.

O instrutor do curso, James Lages, ressaltou a importância das nascentes e das matas ciliares para o equilíbrio ambiental. Segundo ele, esses ecossistemas atuam como filtros naturais, auxiliam na estabilização do solo e reduzem os impactos das chuvas, contribuindo para o controle da erosão e do assoreamento dos cursos d’água. “A restauração desses ambientes, sobretudo em propriedades rurais e próximas a mananciais, é fundamental para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade de longo prazo”, afirmou.

A brigadista Maria do Socorro, que participou da capacitação, também destacou a relevância do curso para o trabalho desenvolvido no parque. “É de suma importância para que a gente possa aprender a localizar nascentes de córregos e rios, além de diferentes formas de manejo e recuperação. Esse conhecimento é essencial para o trabalho de preservação ambiental que os brigadistas realizam no Parque”, ressaltou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.