O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse nesta segunda-feira (26) que a democracia atravessa "tempos desafiadores" no Brasil e nas Américas.
A declaração do ministro foi feita durante a posse de Rodrigo Mudrovitsch, juiz brasileiro, na presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica.
Fachin citou as condenações dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e disse que os Três Poderes brasileiros enfrentaram "forças sombrias" que visaram um golpe de Estado.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“O Estado de Direito Democrático atravessa tempos desafiadores. Ainda este mês, rememoramos os três anos de um episódio que testou a força de nossas instituições democráticas e da justiça constitucional”, comentou.
O ministro também afirmou que a erosão democrática das instituições representa uma nova forma de tentativa de rompimento democrático.
“Nem sempre os movimentos autoritários que buscam suplantar a democracia se mostram em sua face mais estridente e explicitamente violenta. Hoje, assistimos a um movimento com nova roupagem, embora igualmente nefasto em seus efeitos. A erosão democrática, que corrói as instituições por dentro”, completou.
Justiça Cármen Lúcia anuncia proposta para atuação de juízes eleitorais
Justiça Fachin discursa no Congresso e defende independência dos Poderes
Justiça “Brasil é maior que golpistas”, diz Lula na abertura do ano Judiciário
Justiça Cármen Lúcia será relatora de Código de Ética do STF, anuncia Fachin
Justiça STF inicia sessão de abertura dos trabalhos de 2026
Justiça STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026 Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 25°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas