A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta segunda-feira, 17, a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRS), do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O documento visa garantir o descarte correto e seguro do lixo hospitalar, de forma a dar segurança aos profissionais de saúde, aos pacientes e aos acompanhantes, além de proteger o meio ambiente.
A padronização do PGRS tem como foco tornar o ambiente hospitalar ainda mais seguro para todos, reforçando para os profissionais os riscos de descarte inadequado dos itens, entre eles, perfurocortantes, como, por exemplo, agulhas, bisturis e outros objetos que pode causar acidentes e disseminar doenças.
A analista da SES-TO, Daiane Alves, enfatiza que “esse trabalho é primordial para o bom andamento do processo dentro da unidade, e ter a participação e empenho da equipe designada para a elaboração é fundamental. E pela força de vontade dessa equipe aqui, a gente finaliza esse plano ainda essa semana. Eu gosto de trabalhar assim, com colaboradores que abraçam a causa e fazem acontecer”.
“Essa integração das equipes para adequação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é de suma importância. E a presença de representante da SES, do setor de gerenciamento de resíduos para nos auxiliar na elaboração, só vem a nos dá mais segurança na construção do mesmo”, comentou a diretora administrativa do HRAUG, Vilma Jovino.
Gerenciamento de Resíduos
O gerenciamento dos resíduos hospitalares tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública e do meio ambiente.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva