O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou, nesta terça-feira (27), o edital do programa de bolsas de estudo para a formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (MMA). Ao todo, serão ofertadas 74 vagas, totalmente gratuitas, para quem deseja iniciar ou consolidar uma carreira na aviação civil. As aulas terão início no mês de março, na Região Administrativa de Samambaia, no Distrito Federal (DF). O edital pode ser acessado na página especial do programa de bolsas .
A iniciativa é fruto da parceria com o programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e conta com a colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). As oportunidades reforçam o compromisso do Governo Federal com a qualificação profissional e a geração de oportunidades para a população, além de atender o anseio do setor aéreo por novos profissionais.
O ministro do Portos e Aeroportos, Silvo Costa Filho, declarou que o Brasil vive um momento de expansão do transporte aéreo, com mais pessoas voando, mais rotas sendo ofertadas, sendo cada vez mais presente no cotidiano da população. “Esse crescimento traz oportunidades, mas também responsabilidades. Ao lançar este edital, o Ministério está investindo diretamente nas pessoas que fazem a aviação acontecer todos os dias. Estamos falando de abrir portas para novas carreiras, gerar emprego qualificado e preparando o Brasil”, afirmou.
O secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo destacou a importância dos profissionais de manutenção para o setor. “Os mecânicos de manutenção aeronáutica são essenciais para a segurança e a aeronavegabilidade das operações. Com o crescimento do transporte aéreo no Brasil, ampliar a formação de mão de obra qualificada é uma necessidade estratégica.”
Inscrições e seleção:
O edital está publicado e pode ser consultado no site do Sest/Senat , ou na página de capacitação e formação da Secretária de Aviação Civil. As inscrições serão realizadas no período de 2 a 13 de fevereiro, em formulário disponibilizado no site ou presencialmente na unidade do Senat em Samambaia/DF.
Todos os candidatos devem ter concluído o ensino médio. O processo seletivo adota critérios de preferência de vagas, priorizando:
a) pessoas de baixa renda;
b) beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda;
c) residentes do Distrito Federal e Entorno;
d) pessoas que moram próximas a aeroporto;
e) pessoas que comprovem ter vínculo familiar com quem já trabalha com aviação (até 3º grau colateral);
O Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA).
O curso de MMA possui 1.200 horas de formação teórica, mais 240 de estágio obrigatório, distribuídas em cerca de 18 meses. Os alunos poderão escolher entre as especializações em Célula (CEL), Grupo Motopropulsor (GMP) e Aviônicos (AVI). As aulas serão ministradas na unidade do Senat em Samambaia (Brasília/DF) e incluem todo o material didático, sem custos para os alunos.
Em contrapartida, os estudantes precisam cumprir frequência mínima de 70% e aproveitamento de 75% para conclusão e certificação.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral EBC instala antena de TV 3.0 na Torre de TV, em Brasília
Geral Brasil no Mundo da TV Brasil leva debate geopolítico à TV aberta
Tocantins Governo do Tocantins inicia processo anual de prestação de contas do Poder Executivo
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura reformas de escolas estaduais em Barrolândia com investimento superior a R$ 5,6 milhões
Tocantins Naturatins registra aumento superior a 16% na visitação ao Parque Estadual do Jalapão em 2025
Tocantins Operação Volta às Aulas: Detran/TO conscientiza condutores sobre a importância dos cuidados no trânsito neste retorno do ano letivo Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 25°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas