Quinta, 25 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
27°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Secretários de Representação em Brasília alinham pautas prioritárias para Fórum Nacional dos Governadores

Evento com os chefes dos executivos de todos os estados acontecerá nesta quarta-feira, 24

22/05/2023 20h25
Por: Fonte: Secom Tocantins
A 1ª Reunião de Representantes de 2023 aconteceu na sede da Secretaria de Representação do Rio Grande do Sul e reuniu 23 estados e o Distrito Federal - Foto: Julio Dutra/Governo do Sergipe
A 1ª Reunião de Representantes de 2023 aconteceu na sede da Secretaria de Representação do Rio Grande do Sul e reuniu 23 estados e o Distrito Federal - Foto: Julio Dutra/Governo do Sergipe

Os secretários de representação dos estados em Brasília realizaram nesta segunda-feira, 22, a 1ª Reunião de Representantes de 2023, com o objetivo de alinhar os posicionamentos de cada estado e do Distrito Federal sobre as principais pautas a serem abordadas no Fórum Nacional de Governadores que acontecerá na próxima quarta-feira, 24. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Representação do Rio Grande do Sul, em Brasília.

Estiveram presentes representantes de 23 estados e do Distrito Federal. O secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini, afirmou que o alinhamento entre os estados sobre as pautas nacionais mais relevantes para as unidades da federação fortalece o trabalho dos governadores.

Continua após a publicidade

"Hoje temos entre as prioridades do Congresso Nacional e do Governo Federal pautas que impactam diretamente na gestão dos estados. Os poderes estão ouvindo os governadores individualmente. O governador Wanderlei Barbosa tem vindo a Brasília frequentemente para defender os interesses do Tocantins e esse alinhamento coletivo consolida a participação das unidades da federação no processo de tomada de decisões nacionais, para que sejam efetivamente positivas para os estados", afirmou.

O governador Wanderlei Barbosa já confirmou presença no encontro do Fórum Nacional de Governadores desta semana, quando participará de debates sobre quatro temas prioritários para os estados: reforma tributária, arrecadação financeira dos estados e Distrito Federal, piso dos profissionais de enfermagem e Estatuto Social do Fórum dos Governadores.

Monitoramento de pautas legislativas

Os representantes pontuaram a necessidade de fortalecer a agenda legislativa dos estados no Congresso Nacional, por meio do monitoramento de projetos de lei em tramitação, que podem impactar as gestões estaduais. Na ocasião, foi constituído um grupo de trabalho para criar uma agenda legislativa e identificar soluções para o monitoramento sistemático da tramitação de projetos. O grupo é formado pelos representantes dos estados de Santa Catarina, Sergipe, Goiás, Minas Gerais e Amapá, sendo um representante para cada região do país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.