O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa, nesta quinta-feira (29), em São Luís (MA), da cerimônia de assinatura do convênio de renovação da gestão do Porto do Itaqui, pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O Termo Aditivo proposto prorroga por mais 25 anos a exploração do terminal, juntamente com o Cais de São José de Ribamar, dos terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. A vigência do contrato terminaria no dia 1° de fevereiro.
O Porto do Itaqui destaca-se como um dos principais portos públicos do país e um hub crucial para o escoamento da produção agrícola e mineral brasileira. É também uma das principais portas de saída para o agronegócio do Brasil, especialmente para a soja e o milho produzidos na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Em 2025, a movimentação portuária foi de quase 35 milhões de toneladas (um aumento de 8,15% em relação ao ano anterior), tendo a soja e petróleo como principais expoentes. O Porto gera cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Credenciamento
Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento deverão solicitar a participação por meio do e-mail ascom@mpor.gov.br, informando nome completo, CPF e veículo de imprensa. Não está prevista transmissão.
Serviço
O quê: Cerimônia de assinatura da renovação do termo de delegação do Porto do Itaqui
Quando: Quinta-feira, 29 de janeiro
Horário: 15h
Onde: Sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Porto do Itaqui, São Luís - MA
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Cachorro comunitário Abacate é morto por um tiro no Paraná
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins em tecnologia elevam conectividade das escolas estaduais para 89,1%, acima da média regional e nacional
Geral EBC é autorizada a usar estações-teste para iniciar operação da TV 3.0
Portos e Aeroportos Brasil recebe 6,1 milhões de visitantes internacionais por transporte aéreo em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia crédito, moderniza processos e injeta mais de R$ 26,3 milhões na economia em 2025
Geral Rádio MEC e Nacional têm crescimento histórico de audiência em 2025 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas