A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), por meio da Superintendência dos Sistemas Penitenciário e Prisional, intensificou nesta última semana de janeiro as ações do programa Mãos da Cidadania. Ao todo, cinco frentes de trabalho estão em execução simultânea nos municípios de Palmas, Tocantinópolis, Araguaína, Abreulândia e Dianópolis, utilizando a mão de obra de custodiados do Sistema Penitenciário e Prisional para a reforma e manutenção de espaços públicos e instituições sociais.
O programa segue um cronograma de execução, com previsão de conclusão das etapas atuais entre o final de janeiro, com início na segunda, 26, e término neste sábado, 31, e a primeira quinzena de fevereiro.
As atividades abrangem desde serviços de pintura e jardinagem até manutenções elétricas e hidráulicas. Para o secretário da Seciju, Hélio Marques, o programa consolida uma política de Estado voltada para a ressocialização produtiva. “Ao atuarmos simultaneamente em cinco frentes de trabalho, reafirmamos o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização do sistema penal e a entrega de serviços que dignificam tanto quem trabalha quanto quem recebe a melhoria”, destaca.
Impacto na Capital e no interior
Em Palmas, os trabalhos ocorrem até este sábado, 31, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A equipe de internos executa serviços de jardinagem, pintura e reparos hidráulicos e elétricos. O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro de Sá, ressalta que a ação é uma via de mão dupla. “Mobilizamos nossa equipe para garantir que a estrutura física da Apae esteja adequada para os alunos, utilizando a mão de obra qualificada dos nossos custodiados de forma eficiente e segura, mas a ação ocorre em todo o estado”, explica.
A mesma dedicação é replicada em Tocantinópolis, onde sete reeducandos trabalham na pintura geral e manutenção de aparelhos de ar condicionado da Apae local. Já em Dianópolis, as ações concentram-se no Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, com foco em limpeza geral, roçagem e poda, preparando o ambiente escolar para o ano letivo. Os trabalhos tiveram início no dia 26 deste mês.
Ressocialização e Economia
O programa também alcança a cidade de Abreulândia, onde seis internos da Unidade Penal de Paraíso do Tocantins atuam na criação de um espaço de convivência e na implantação de um campo de areia para a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Araguaína, na Unidade Penal de Barra da Grota, o Colégio Militar Dr. Jonas e Aluísio recebem serviços de calçamento e manutenção de calçadas.
O superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Eldison Arruda, pontua que o Mãos da Cidadania é um exemplo de eficácia na execução penal. “Além de garantir a segurança, promovemos a remição de pena pelo trabalho, cumprindo o que determina a legislação e otimizando a manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais”, ressalta o superintendente.
Justiça TSE recebe até esta sexta sugestões para regras das eleições 2026
Justiça Diretor do BC diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Justiça Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem durante acareação
Justiça Vorcaro confirma que se encontrou com governador do DF
Justiça PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais
Justiça Dino nega pedido para suspender a renovação automática da CNH Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuva