Uma das maiores obras de infraestrutura portuária do Amapá foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (30), no município de Santana. Conhecido como Porto do Povo, o Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá recebeu investimento de cerca de R$ 23 milhões, com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ampliando a capacidade de embarque e desembarque de passageiros e modernizando o transporte fluvial no estado.
Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a obra integra a política do Governo Federal de fortalecimento das infraestruturas portuária e hidroviária, com foco na melhoria de mobilidade, segurança da navegação e qualidade dos serviços prestados à população. O terminal foi implantado em uma área estratégica da cidade de Santana e conta com estrutura moderna para atender passageiros e operadores do transporte fluvial.
“A entrega do Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá representa um avanço concreto da política pública de infraestrutura voltada às pessoas. Estamos falando de mais segurança, mais conforto e mais dignidade para quem depende diariamente do transporte fluvial, além de um equipamento que fortalece a economia local e a integração da região”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A viabilização do empreendimento contou com a parceria técnica e logística da Prefeitura de Santana, que contribuiu com a liberação e concessão da área onde o terminal foi implantado, além de agilizar etapas técnicas e administrativas desde o início das obras, em 2023.
“Essa obra materializa o planejamento hidroviário do Governo Federal, com foco na melhoria da navegabilidade, da segurança e da qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier.
IP4 de Santana
Após uma espera de quase 69 anos por uma estrutura adequada para o transporte fluvial de passageiros, o terminal representa um marco para a população local. Implantado em uma área de cerca de 4 mil metros quadrados, o equipamento é classificado como uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, do transporte de passageiros e da atividade comercial em Santana.
“O Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá melhora a operação do transporte hidroviário e aumenta a segurança para os ribeirinhos e para todos que utilizam diariamente esse modal”, avaliou o diretor de Gestão Hidroviária, Eliezé Bulhões.
A entrega do Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá reforça o compromisso do Governo Federal com a modernização da infraestrutura portuária, a valorização do transporte hidroviário e o desenvolvimento regional, com impactos diretos na qualidade de vida da população e na integração logística da Amazônia.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho assina contrato de dragagem do Porto do Recife, que passará a receber navios maiores
Tocantins Com expectativa de 3 mil atletas, Unitins lança 5ª Corrida em Palmas
Geral Inmet emite alerta laranja para tempestades no país até sábado
Tocantins Após 18 anos sem concurso na Saúde, governador Wanderlei Barbosa anuncia certame com 5.124 vagas
Geral Estado de São Paulo registra recorde de feminicídios em 2025
Geral Prefeitura de SP estima público de 16,5 milhões de foliões no carnaval Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 23° Máx. 32°
Chuva