Sexta, 30 de Janeiro de 2026
(63)99208-1634
25°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Portos e Aeroportos

Governo Federal entrega Terminal Hidroviário de Passageiros em Santana (AP)

Obra de R$ 23 milhões amplia a mobilidade, moderniza o transporte fluvial e fortalece a economia local

30/01/2026 16h30
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Após uma espera de quase 69 anos por uma estrutura adequada para o transporte fluvial de passageiros, o terminal representa um marco para a população local. - Foto: Crisyiano Mendes/Prefeitura Municipal de Santana
Após uma espera de quase 69 anos por uma estrutura adequada para o transporte fluvial de passageiros, o terminal representa um marco para a população local. - Foto: Crisyiano Mendes/Prefeitura Municipal de Santana

Uma das maiores obras de infraestrutura portuária do Amapá foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (30), no município de Santana. Conhecido como Porto do Povo, o Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá recebeu investimento de cerca de R$ 23 milhões, com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ampliando a capacidade de embarque e desembarque de passageiros e modernizando o transporte fluvial no estado.

Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a obra integra a política do Governo Federal de fortalecimento das infraestruturas portuária e hidroviária, com foco na melhoria de mobilidade, segurança da navegação e qualidade dos serviços prestados à população. O terminal foi implantado em uma área estratégica da cidade de Santana e conta com estrutura moderna para atender passageiros e operadores do transporte fluvial.

Continua após a publicidade

“A entrega do Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá representa um avanço concreto da política pública de infraestrutura voltada às pessoas. Estamos falando de mais segurança, mais conforto e mais dignidade para quem depende diariamente do transporte fluvial, além de um equipamento que fortalece a economia local e a integração da região”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A viabilização do empreendimento contou com a parceria técnica e logística da Prefeitura de Santana, que contribuiu com a liberação e concessão da área onde o terminal foi implantado, além de agilizar etapas técnicas e administrativas desde o início das obras, em 2023.

“Essa obra materializa o planejamento hidroviário do Governo Federal, com foco na melhoria da navegabilidade, da segurança e da qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier.

IP4 de Santana

Após uma espera de quase 69 anos por uma estrutura adequada para o transporte fluvial de passageiros, o terminal representa um marco para a população local. Implantado em uma área de cerca de 4 mil metros quadrados, o equipamento é classificado como uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, do transporte de passageiros e da atividade comercial em Santana.

“O Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá melhora a operação do transporte hidroviário e aumenta a segurança para os ribeirinhos e para todos que utilizam diariamente esse modal”, avaliou o diretor de Gestão Hidroviária, Eliezé Bulhões.

A entrega do Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá reforça o compromisso do Governo Federal com a modernização da infraestrutura portuária, a valorização do transporte hidroviário e o desenvolvimento regional, com impactos diretos na qualidade de vida da população e na integração logística da Amazônia.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.