Secretários da Saúde e representantes do Simed e CRM se reúnem para debater regulação de pacientes do SUS
Uma reunião interinstitucional envolvendo os secretários da Saúde do Tocantins, Afonso Piva, do município de Palmas, Thiago de Paulo Marconi, o representante dos conselhos Regional e Federal de Medicina, Estevam Rivello, e o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed), Reginaldo Abdalla Rosa, nessa segunda-feira, 22, abordou a questão do sistema de regulação de pacientes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao ressaltar a importância da reunião que abordou a regulação de pacientes no SUS, o secretário Afonso Piva destacou a relevância desse debate para aprimorar o atendimento à população. "A discussão de medidas e estratégias é fundamental para garantir um sistema mais eficiente e equitativo, no qual as responsabilidades sejam compartilhadas conforme sua complexidade. Hoje, tivemos a oportunidade de alinhar com o município de Palmas, o Sindicato dos Médicos [Simed] e Conselho Regional de Medicina [CRM] estratégias para oferecer um atendimento mais ágil à população", garantiu.
Durante a reunião, o grupo se comprometeu a avaliar os perfis dos pacientes encaminhados das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) ao Hospital Geral de Palmas (HGP), levando em consideração as categorias de baixa, média e alta complexidade. O objetivo é garantir que eles sejam encaminhados de acordo com as prioridades e a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, assegurando uma assistência qualificada e ágil. Além disso, será mantido um diálogo constante entre as equipes plantonistas e os serviços, a fim de proporcionar o suporte necessário e uma comunicação efetiva entre todas as partes envolvidas.
Avaliações e perspectivas
O secretário de Saúde de Palmas, Thiago de Paulo Marconi, afirmou que está comprometido em contribuir, unir forças e trabalhar arduamente para garantir um acolhimento adequado a todas as pessoas.
Estevam Rivello destacou a importância da reunião para identificar os problemas que devem ser resolvidos em um curto período de tempo, visando proporcionar o melhor atendimento aos usuários do SUS. Por fim, Reginaldo Abdalla Rosa avaliou o encontro de forma positiva, expressando confiança de que as soluções serão implementadas o mais rápido possível.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva