O Governo do Tocantins participou, nesta segunda-feira, 2, no auditório dos Conselhos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da 1ª Reunião Ordinária de 2026 doFórum de Gestores Federais no Tocantins, que reuniu representantes de 31 órgãos da Administração Pública Federal com atuação no estado.
OFórum de Gestores Federais no Tocantinstem como objetivo promover o alinhamento do plano de ação do Governo Federal no estado, além de debater informes gerais, prazos eleitorais e diretrizes do Programa Racionaliza. Com ampla participação e encaminhamentos objetivos, a reunião reafirmou o Fórum como instância fundamental de coordenação, planejamento e fortalecimento da presença institucional do Governo Federal no Tocantins.
A reunião contou ainda com a presença do chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho, que representou o Executivo estadual e ressaltou a importância da cooperação federativa. “A atuação coordenada entre o Governo Federal e o Governo do Estado é fundamental para garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva à população tocantinense”, destacou.
Por meio da Secretaria de Representação do Estado do Tocantins em Brasília (Serb), participou também do encontro o secretário-executivo, Luis André Gomes Vaz, reforçando a articulação institucional entre o Governo do Estado e o Governo Federal. "Este fórum é um espaço fundamental para alinhar as políticas públicas federais às necessidades reais do nosso estado. O papel da Serb é justamente fortalecer essa ponte entre Brasília e o Tocantins, garantindo que a cooperação entre os 31 órgãos federais resulte em entregas mais ágeis e eficientes para a população tocantinense", afirmou.
Coordenação do Fórum
Durante o evento, o colegiado reconduziu por unanimidade Edy César à coordenação do Fórum, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na articulação entre os órgãos federais, governos locais e instituições parceiras. A coordenação foi fortalecida com a inclusão do gestor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Diego Alves Montelo, e da gestora da Controladoria-Geral da União (CGU), Isa Mary de Carvalho.
Ao comentar a recondução, Edy César destacou o caráter coletivo do Fórum, ressaltando que o espaço contribui para o fortalecimento da presença do Governo Federal no Tocantins de forma integrada, eficiente e alinhada às prioridades nacionais.
Outro ponto relevante do encontro foi o debate sobre o Encontro Nacional de Gestores Federais, previsto para ocorrer em Brasília, no dia 10 de março, considerado estratégico para o alinhamento das ações do Governo Federal em todo o país.
O fortalecimento do diálogo institucional no âmbito do Fórum possibilita maior integração das políticas públicas, acelera a execução de programas federais no estado e contribui para resultados mais efetivos nas áreas estratégicas para o desenvolvimento do Tocantins.
Portos e Aeroportos Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores
Portos e Aeroportos Nota- Aeroporto Santos Dumont
Tocantins Em São Paulo, Segurança Pública participa de capacitação em reconhecimento biométrico e inteligência artificial
Tocantins Governo do Tocantins abre ano legislativo de 2026 com balanço positivo e foco em investimentos
Tocantins Detran Tocantins intensifica ações educativas e de fiscalização para prevenir a alcoolemia no trânsito
Geral Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da Polícia Federal Mín. 21° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas