Com a volta às aulas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu início, nesta terça-feira, 3, em Palmeiras do Tocantins, em mais uma etapa doProjeto Peixe +, com ações de conscientização ambiental nas escolas. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de Palmeiras do Tocantins, na Escola Estadual Padre Cesare Lelli e contou com a participação de aproximadamente 52 estudantes do 6º ao 9º ano, professores e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Nesta quarta-feira, 4, as atividades foram realizadas nos municípios de Xambioá e Araguanã.
A ação tem como objetivo conscientizar as comunidades escolares, localizadas nas proximidades dos rios Tocantins e Araguaia, sobre a importância da Piracema, ressaltando a necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos durante esse período fundamental para a reprodução dos peixes.
A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância da retomada do projeto no início do ano letivo. “O retorno das ações nas escolas do estado é um momento de aprendizado, diálogo e formação de consciência ambiental entre os estudantes. A iniciativa reforça o compromisso com a educação ambiental e com a formação de uma consciência sustentável desde cedo, levando conhecimento sobre a importância da preservação dos recursos pesqueiros, do respeito ao período do defeso e do cuidado com os rios. Acreditamos que, ao envolver os estudantes, estamos formando multiplicadores de informação, que levam esse aprendizado para suas famílias e para a comunidade, contribuindo para a conservação ambiental e para um futuro mais equilibrado”, explicou.
Durante a ação, a fiscal ressaltou a necessidade de respeitar o período de reprodução dos peixes para assegurar a sustentabilidade das espécies aquáticas. Ela também esclareceu as normas estabelecidas, explicando o que é permitido e o que é proibido durante o período de defeso.
Programação
A programação doProjeto Peixe+prossegue até o final de fevereiro, com ações em diferentes municípios. Nesta quinta-feira, 5, a equipe do Naturatins estará em Santa Fé do Araguaia; e na sexta-feira, 6, a atividade será realizada em Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins.
Ações desenvolvidas
A equipe de fiscalização do Naturatins percorreu diversos municípios do Estado com oProjeto Peixe +, levando conhecimento às comunidades escolares sobre a importância da piracema. A primeira fase da iniciativa ocorreu, entre outubro e dezembro, abrangendo 30 municípios, como Marianópolis, Rio dos Bois, Tupirama, Guaraí, Araguaína e Pium.
Ao todo, as ações foram realizadas em 30 unidades escolares, sendo 20 municipais e 10 estaduais, alcançando aproximadamente 3.214 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e gestores. O projeto se destaca por seu caráter participativo, incentivando a troca de conhecimentos sobre a preservação ambiental e pesca sustentável no Estado.
Geral Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho participa do lançamento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa destaca importância do Tribunal de Contas para a administração pública em sessão pelos 37 anos da Corte
Tocantins Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026
Tocantins Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas