O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (2), voltou a defender a derrubada do veto total ao projeto de lei que autoriza a realocação de empregados de empresas públicas do setor elétrico federal após os processos de reestruturação e privatização ( PL 1.791/2019 ).
Segundo o parlamentar, a manutenção do veto prejudica ex-funcionários da Eletrobras e da Eletronorte que, segundo ele, dedicaram décadas ao setor elétrico e esperavam continuar vinculados ao serviço público. Ele afirmou que a medida é necessária para reparar os impactos causados pelas mudanças, especialmente na Região Norte.
— Esse veto representa um duro golpe na esperança dessas pessoas que trabalhavam em uma empresa estatal e, com isso, tinham expectativa de se aposentarem nela. Precisamos enfrentá-lo com responsabilidade, mas também com sensibilidade humana e compromisso político com estes briosos servidores — disse.
O senador também ressaltou a importância histórica da Eletrobras e da Eletronorte para o desenvolvimento de Roraima e da Amazônia. Para ele, a análise do veto deve ocorrer com foco na valorização dos trabalhadores e na experiência acumulada pelos profissionais no setor elétrico.
— A derrubada desse veto não é privilégio, não é favor; é reconhecimento, é respeito à trajetória de trabalhadores que ajudaram a manter o sistema elétrico funcionando em regiões estratégicas do Brasil — concluiu.
Senado Federal Senado tem programação especial na Semana Nacional dos Arquivos
Senado Federal Dia Mundial do Meio Ambiente: projetos no Senado reforçam agenda climática
Senado Federal Congresso recebe Agenda Legislativa Mulheres do Brasil na próxima quarta
Senado Federal Sessão pelos 112 anos do COB destaca esporte como instrumento de inclusão
Senado Federal Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026
Senado Federal Jovem Senador chega à reta final com redações sobre democracia nas redes Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado