O Governo do Tocantins, por meio da Casa Militar, realizou nesta terça-feira, 23, em Palmas, a solenidade de formatura do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA/2026), e a outorga de Medalhas Guardião do Araguaia. Ao todo, 43 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram a capacitação; e 26 autoridades civis e militares foram agraciadas com a honraria. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com a presença de representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.
O CSPA é uma capacitação inédita voltada ao aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais responsáveis pela segurança institucional e pela proteção de autoridades. Promovido pela Casa Militar do Tocantins, o curso teve como objetivo desenvolver competências específicas para o planejamento; a coordenação e a execução de ações de segurança aproximada; a proteção de dignitários; o gerenciamento de riscos; e a atuação em situações críticas.
A capacitação reuniu profissionais de diferentes instituições do Tocantins como a Polícia Militar (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), o Ministério Público (MPTO), Tribunal de Justiça (TJTO), além da Casa Militar do Governador da Bahia e do Gabinete Militar da Governadoria do Piauí.
Ao longo da formação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas relacionadas à segurança de autoridades, inteligência, direção defensiva e evasiva, atendimento pré-hospitalar tático, gerenciamento de crises, armamento e tiro, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função de segurança e proteção de autoridades.
Homenagem
Durante a cerimônia, foi realizada também a outorga da Medalha Guardião do Araguaia, instituída pela Lei nº 4.144, de 12 de abril de 2023, que simboliza o apreço por homens e mulheres que, por meio de suas ações e dedicação ao serviço público, deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido com o bem comum.
Autoridades civis e militares receberam a distinção honorífica que busca valorizar exemplos de liderança, profissionalismo e dedicação ao serviço público, evidenciando o papel desempenhado pelos homenageados no fortalecimento das políticas públicas e das ações estratégicas desenvolvidas em benefício do Estado.
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Francinaldo Machado Bó, destacou que a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas. “Hoje [terça-feira, 23] celebramos dois momentos de grande significado para a Casa Militar e para o Tocantins. A formatura representa um marco histórico na qualificação dos profissionais responsáveis pela segurança institucional. Da mesma forma, a entrega da Medalha Guardião do Araguaia simboliza o reconhecimento do Governo do Tocantins àqueles que, por sua dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados, contribuíram para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou.
Tocantins Governo do Tocantins fortalece ações de valorização da pessoa idosa em evento sobre longevidade saudável
Tocantins Adapec capacita servidores para atendimento e diagnóstico de síndromes hemorrágicas dos suídeos
Geral Correios divulgam selecionados para Programa Jovem Aprendiz 2026
Geral Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus
Tocantins Governo do Tocantins inicia construção de protocolo para atendimento da Polícia Militar em comunidades quilombolas
Tocantins Naturatins realiza 2º Fórum Estadual de Regularização Ambiental nesta quarta-feira, 24 Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Tempo limpo